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Pensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil: uma análise a partir das contribuições da Educação Histórica1 1 Trabalho realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Historical thinking of young students about Brazil: an analysis from the contributions of Historical Education

RESUMO

Neste artigo, objetiva-se compreender o pensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil. A partir das contribuições teórico-metodológicas da Educação Histórica, analisamos os conceitos substantivos e de segunda ordem mobilizados para responder a seguinte questão: Considerando as notícias que você obteve por meio de telejornais, revistas, internet ou outros meios de comunicação, como você explicaria a atual situação do Brasil? As respostas dos 111 participantes foram analisadas segundo os pressupostos da Grounded Theory. Com este método, identificamos diferentes conceitos que foram categorizados em um dendograma composto por três classes. Este processo foi auxiliado pelo IRAMUTEQ, software que viabiliza diferentes tipos de análise textual com base na frequência das palavras. Os resultados implicaram na compreensão de agentes, entidades, dentre outros fatores relacionados à ideia de “crise” (classe 3). Além disso, os estudantes lançaram mão de explicações, baseadas em “causas” (classe 1) e “consequências” (classe 2) para o referido conceito substantivo.

Palavras-chave:
Educação Histórica; Ensino de História; Pensamento Histórico; Estudantes

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