Acessibilidade / Reportar erro

Autonomia moral na obra de Jean Piaget: a complexidade do conceito e sua importância para a educação

Moral autonomy in Jean Piaget works: the complexity of concept and it's importance to education

Resumos

Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta-se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano.

Ética; construtivismo; desenvolvimento moral


The results of a qualitative research showed little understanding of the concept of moral autonomy. Participants were teachers of nursery scholls in Porto Alegre (RS) where educational methods were based on Piaget's theory. The principal aim of this paper is the explanation of Piaget's concept of moral autonomy. This concept is very important to educators since Piaget says that the purpose of education should be the autonomy. Our approach includes: 1- how the construction of moral autonomy became a problem to be investigated by Piaget; 2- the process of constructing moral autonomy through human development. We try to enphasize importance of education for the human being to achive moral autonomy.

Ethics; constructivism; moral development


DOSSIÊ - SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS

Autonomia moral na obra de Jean Piaget: a complexidade do conceito e sua importância para a educação

Moral autonomy in Jean Piaget works: the complexity of concept and it's importance to education

Lia Beatriz de Lucca Freitas

Doutora em Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul lfreitas@psico.ufrgs.br

RESUMO

Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta-se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano.

Palavras-chave: Ética, construtivismo, desenvolvimento moral.

ABSTRACT

The results of a qualitative research showed little understanding of the concept of moral autonomy. Participants were teachers of nursery scholls in Porto Alegre (RS) where educational methods were based on Piaget's theory. The principal aim of this paper is the explanation of Piaget's concept of moral autonomy. This concept is very important to educators since Piaget says that the purpose of education should be the autonomy. Our approach includes: 1- how the construction of moral autonomy became a problem to be investigated by Piaget; 2- the process of constructing moral autonomy through human development. We try to enphasize importance of education for the human being to achive moral autonomy.

Key-words: Ethics, constructivism, moral development.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 10 de fev. 2002

Texto aprovado em 22 de abr. 2002

1 BOVET (1912) diz que utilizou a palavra consigne para traduzir para o francês a palavra alemã Aufgabe. Em geral consigne tem sido traduzida para o português como "ordem". Nós preferimos manter a palavra consigne e apresentar a definição dada por Bovet a essa palavra.

2 Encontra-se, porém, a moral da heteronomia também no adulto, quando ele permanece criança.

  • AZEVEDO, C. Um caminho para a formação de professores Porto Alegre, 2001. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • BOVET, P. Les conditions de l'obligation de conscience. L'Anée Psychologique, tomo 18, p. 55-120, 1912.
  • CARVALHO, D. C. A relação entre psicologia e alfabetização sob a ótica dos professores São Paulo, 2000. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica.
  • FREITAS, L. B. L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo.
  • FREITAS, L. B. L. Do mundo amoral à possibilidade de ação moral. Psicologia: reflexão e crítica, v. 12, n. 2, p. 447-458, 1999.
  • KESSELRING, T. Jean Piaget Petrópolis: Vozes, 1993.
  • LOURENÇO, O.; MACHADO, A. Defense of Piaget's theory: a reply to 10 common criticisms. Psychological review, v. 103, n. 1, p. 143-164, 1996.
  • PERRAUDEAU, M. Piaget hoje: respostas a uma controvérsia. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
  • PIAGET, J. Recherche Lausanne: La Concorde, 1918.
  • PIAGET, J. Le jugement moral chez l'enfant Paris: PUF, 1992. (Originalmente publicado em 1932).
  • PIAGET, J. La construction du réel chez l'enfant Neuchâtel/Paris: Delachaux et Niestlé, 1967. (Originalmente publicado em 1937).
  • PIAGET, J. Essai sur la théorie des valeurs qualitatives en sociologie statique ("synchronique"). In: PIAGET, J. Études sociologiques 3. ed., Genève: Droz, 1977, p. 100-142. (Originalmente publicado em 1941).
  • PIAGET, J. Les relations entre la morale et le droit. In: PIAGET, J. Études sociologiques 3. ed., Genève: Droz, 1977, p. 172-202. (Originalmente publicado em 1944).
  • PIAGET, J. Les relations entre l'intelligence et l'affectivité dans le développement de l'enfant. Bulletin de Psychologie, tomo 7, p. 143-150, 346-361, 522-535 e 699-701, 1954.
  • PIAGET, J. Psychologie et pédagogie Paris: Denoël/Gonthier, 1969. (Originalmente publicado em 1965).
  • PIAGET, J. Où va l'éducation? Paris: Denoël/Gonthier, 1988. (Originalmente publicado em 1972).
  • RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget São Paulo: EPU, 1988.
  • RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Organismo, lógica e sociedade no modelo piagetiano do conhecimento. In: FREITAG, B. (Org.). Piaget: 100 anos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 111-122.
  • RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget selon l'ordre des raisons. Bulletin de Psychologie, tomo 51, n. 3, p. 333-342, 1998.
  • VASCONCELOS, M. S. Raízes e caminhos do pensamento piagetiano no Brasil. In: FREITAG, B. (Org.). Piaget: 100 anos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 193-210.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2002

Histórico

  • Aceito
    22 Abr 2002
  • Recebido
    10 Fev 2002
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br