Acessibilidade / Reportar erro

Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados

Alternative conceptions and biology teaching: how to use differentiated strategies in the initial formation of graduated

Resumos

O presente trabalho objetivou diagnosticar como as aulas de histologia do Curso de Ciências Biológicas se desenvolvem no que se refere ao difícil aprendizado dos alunos sobre o conceito científico relacionado a "Tecido Muscular". Para a avaliação, optou-se pela investigação das concepções alternativas dos alunos a respeito da estrutura e função da fibra muscular e para tanto, iniciou-se por uma entrevista para avaliar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos mesmos. Os resultados desta entrevista orientaram a organização de um questionário a ser aplicado aos alunos. As respostas foram avaliadas nos aspectos referentes às características dos esquemas (desenhos dos alunos). Concluiu-se que os alunos apresentam dificuldade na visão tridimensional da célula, não conseguindo associar a forma e a localização e função das organelas que constituem a fibra muscular. Baseado nas conclusões obtidas, apresentou-se uma estratégia de ensino que fosse ao encontro das dificuldades dos alunos. Tal estratégia constou de várias etapas. Inicialmente, o professor poderia, investigar as concepções alternativas dos alunos sobre o conteúdo a ser ministrado. Na seqüência, o conteúdo teórico seria desenvolvido, porém a introdução de um problema referente a situações atuais, motivaria os alunos a transferir para esta situação prática os conteúdos ministrados na aula teórica. Seria importante que o professor propusesse aos seus alunos uma atividade prática diferenciada, construindo uma maquete. Com isso acredita-se que os alunos poderão sanar as dificuldades relacionadas à disposição das estruturas, aproveitando melhor o aprendizado do conteúdo, favorecendo situações de ensino e aprendizagem baseadas na representação de situações práticas para o aluno.

concepções alternativas; diagnóstico; estratégias de ensino


The present work aimed at to diagnose how histology classes of Biological Sciences Course grow in what refers to the students' difficult learning on the scientific concept related to "Muscular Tissue". To the evaluation, it was opted for the investigation of the students' alternative conceptions regarding the structure and function of the muscular fiber and for that, an interview was initiated to evaluate the learning difficulties presented by the same ones. The results of this interview guided the organization of a questionnaire to be applied to the students. The answers were appraised in the aspects regarding to the characteristics of the schemes (the students' drawings). It was concluded that the students showed difficulty in the three-dimensional vision of the cell, being difficult to associate the organelles form, location and function, that constitute the muscular fiber. Based on the obtained conclusions it was presented a teaching strategy to go to the encounter of the students' difficulties. Such strategy consisted of several stages. Initially, the professor could investigate the students' alternative conceptions on the content to be administered. In the sequence, the theoretical content would be developed, however the introduction of a problem regarding current situations, would motivate the students to transfer for this practical situation the contents supplied in the theoretical class. It would be important that the professor proposed to their students a differentiated practical activity building a model. With that it is believed that the students may solve the difficulties related to the disposition of the structures, taking advantage of the content learning, favoring teaching situations and learning based on the representation of practical situations for the student.

alternative conceptions; diagnosis; teaching strategies


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados* * Este trabalho faz parte da Dissertação de Mestrado apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru.

Alternative conceptions and biology teaching: how to use differentiated strategies in the initial formation of graduated

Silmara Sartoreto de Oliveira

Doutoranda em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru. E.mail: sartoret@femanet.com.br

RESUMO

O presente trabalho objetivou diagnosticar como as aulas de histologia do Curso de Ciências Biológicas se desenvolvem no que se refere ao difícil aprendizado dos alunos sobre o conceito científico relacionado a "Tecido Muscular". Para a avaliação, optou-se pela investigação das concepções alternativas dos alunos a respeito da estrutura e função da fibra muscular e para tanto, iniciou-se por uma entrevista para avaliar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos mesmos. Os resultados desta entrevista orientaram a organização de um questionário a ser aplicado aos alunos. As respostas foram avaliadas nos aspectos referentes às características dos esquemas (desenhos dos alunos). Concluiu-se que os alunos apresentam dificuldade na visão tridimensional da célula, não conseguindo associar a forma e a localização e função das organelas que constituem a fibra muscular. Baseado nas conclusões obtidas, apresentou-se uma estratégia de ensino que fosse ao encontro das dificuldades dos alunos. Tal estratégia constou de várias etapas. Inicialmente, o professor poderia, investigar as concepções alternativas dos alunos sobre o conteúdo a ser ministrado. Na seqüência, o conteúdo teórico seria desenvolvido, porém a introdução de um problema referente a situações atuais, motivaria os alunos a transferir para esta situação prática os conteúdos ministrados na aula teórica. Seria importante que o professor propusesse aos seus alunos uma atividade prática diferenciada, construindo uma maquete. Com isso acredita-se que os alunos poderão sanar as dificuldades relacionadas à disposição das estruturas, aproveitando melhor o aprendizado do conteúdo, favorecendo situações de ensino e aprendizagem baseadas na representação de situações práticas para o aluno.

Palavras-chave: concepções alternativas, diagnóstico, estratégias de ensino.

ABSTRACT

The present work aimed at to diagnose how histology classes of Biological Sciences Course grow in what refers to the students' difficult learning on the scientific concept related to "Muscular Tissue". To the evaluation, it was opted for the investigation of the students' alternative conceptions regarding the structure and function of the muscular fiber and for that, an interview was initiated to evaluate the learning difficulties presented by the same ones. The results of this interview guided the organization of a questionnaire to be applied to the students. The answers were appraised in the aspects regarding to the characteristics of the schemes (the students' drawings). It was concluded that the students showed difficulty in the three-dimensional vision of the cell, being difficult to associate the organelles form, location and function, that constitute the muscular fiber. Based on the obtained conclusions it was presented a teaching strategy to go to the encounter of the students' difficulties. Such strategy consisted of several stages. Initially, the professor could investigate the students' alternative conceptions on the content to be administered. In the sequence, the theoretical content would be developed, however the introduction of a problem regarding current situations, would motivate the students to transfer for this practical situation the contents supplied in the theoretical class. It would be important that the professor proposed to their students a differentiated practical activity building a model. With that it is believed that the students may solve the difficulties related to the disposition of the structures, taking advantage of the content learning, favoring teaching situations and learning based on the representation of practical situations for the student.

Key-words: alternative conceptions, diagnosis, teaching strategies.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 28 fev. 2005

Texto aprovado em 01 abr. 2005

  • ANDERSSON, B. The experimental gestalt of causation: a common core to pupils preconceptions in science. European Journal of Science Education, v. 8, p.155-171, 1986.
  • AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. p.96-133.
  • BASTOS , F. O conceito de célula viva entre os estudantes de segundo grau. São Paulo, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma Porto Alegre: Artes médicas, 1998. p.17-71.
  • DRIVER, R. Psicología cognoscitiva y esquemas conceptuales de los alumnos. Enseñanza de las Ciencias, v. 4, f. 1, p. 3-15, 1986.
  • DRIVER, R. Un enfoque constructivista para el desarrollo del curriculo de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 6, p. 109-120, 1988.
  • FREITAS, M.; DUARTE, M. C. Ensino de biologia: implicações da investigação sobre as concepções alternativas dos alunos. Revista Internacional, v. 3, n. 11/12, p. 125-137, 1990.
  • GIL PÉREZ, D. Tres paradigmas básicos en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de Las Ciencias, v. 1, 1983.
  • ______. La metodología cientifica y la enseñanza de de las ciencias. Unas relaciones controvertidas. Enseñanza de las Ciencias, v.4, p.111-121, 1986.
  • GILBERT, J. K. Children's science and its consequences for teaching. Science Education, v. 66, p. 623-633, 1982.
  • LINKE, R. D.; VENZ, M. I. Misconceptions in physical science among non-science background students. Research in Science Education, v. 9, p. 103-109, 1979.
  • MADRUGA, J. A. G. Aprendizagem pela descoberta frente à aprendizagem pela recepção: a teoria da aprendizagem verbal significativa. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação Porto Alegre: Artes Médicas, v. 2, 1996.
  • MILLAR, R. Constructive criticisms. International Journal of Science Education, v. 11, número especial, p. 587-596, 1989.
  • MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem São Paulo: EPU, 1999. 195 p.
  • MORTIMER, E. F. Pressupostos epistemológicos para uma metodologia de ensino de química: mudança conceitual e perfil epistemológico. Química Nova, v. 15, n. 3, p. 242-249, 1992.
  • ______. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências Belo Horizonte: UFMG, 2000. 383 p.
  • NOVAK, J. Theory of education Ithaca: Cornell University Press, 1977.
  • OSBORNE, R. J.; GILBERT, J. K. A method for investigating concept understanding in science. Science Education, v. 2, p. 311-321, 1980.
  • PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
  • ______. A linguagem e o pensamento da criança Lisboa: Moraes, 1977.
  • POSNER, G. J.; GERTZOG, W. A. The clinical interview, and the measurement of conceptual change. Science Education, v. 66, p. 195-209, 1982.
  • POZO, J. I. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. In: COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma Porto Alegre: Artes médicas, 1998. p. 17-71.
  • SANTOS, M. E. V. M. Mudança conceitual na sala de aula: um desafio epistemologicamente fundamentado. Lisboa: Livros Horizonte, 1998. 262 p.
  • SIMPSON, M.; ARNOLD, B. The inappropriate use of sub-sumer in biology learning. European Journal of Science Education, v. 4, n. 2, p. 173-178, 1982.
  • SOLOMON, J. Learning about energy: how pupils think in two domains. European Journal of Science Education, v. 5, n. 1, p. 49-59, 1983.
  • TONOLLI, C. T. M. Evolução conceitual em alunos do 3ş grau na disciplina biologia celular, no tópico "membrana plasmática" Bauru, 2000. 98p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência - Área de Concentração: Ensino de Ciências) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista.
  • *
    Este trabalho faz parte da Dissertação de Mestrado apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp),
    campus Bauru.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2005

    Histórico

    • Aceito
      01 Abr 2005
    • Recebido
      28 Fev 2005
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br