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Editorial

É com satisfação que apresentamos à comunidade acadêmica e aos demais interessados mais uma edição especial da Educar em Revista, a primeira neste ano de 2015. Este número reúne artigos para o dossiê "Práxis da Avaliação: conflitos, contradições, dicotomias, fragmentos e vozes em busca de sentidos", organizado pelas professoras doutoras Claudia de Oliveira Fernandes e Sonia Maria Chaves Haracemiv. A publicação de dossiês especiais ocorre de forma paralela à publicação das edições trimestrais e regulares da Educar em Revista. Para um breve histórico, a primeira edição especial deste periódico foi publicada no ano de 2003 ("Educação, cultura e tecnologia"), quando a periodicidade da revista ainda oscilava entre apenas uma ou duas publicações ao ano.

As outras edições especiais foram publicadas nos anos de 2004 ("Educação especial"), 2006 ("Educação histórica"), 2010 ("Trabalho docente: condições, conjuntura e contexto" / "Dossiê especial de demanda contínua"), 2011 ("Psicologia da educação matemática") e 2014 ("Gênero, sexualidade e educação: feminismos, pós-estruturalismo e teoria queer" / "Educação Bilíngue para Surdos: políticas e práticas" / "Ensino Superior e questões ambientais: mudanças climáticas, ambientalização curricular e formação de professores" / "Educação a distância"). Portanto, em pouco mais de 12 anos, são 11 edições especiais (incluindo-se esta), com uma concentração bem significativa de publicações nos últimos anos. Por que não dizer que a publicação de dossiês especiais está quase se tornando uma prática regular da Educar em Revista?

Assim, nosso cronograma de trabalho editorial para o biênio 2016/2017, que está sendo elaborado desde já, conta com a previsão de publicação de pelo menos duas edições especiais por ano. A tarefa é de certa forma ousada, se considerarmos as dificuldades enfrentadas para a publicação de periódicos científicos no Brasil, especialmente pela área da Educação, com adversidades que vão desde a disponibilidade de recursos financeiros (geralmente providos de agências de fomento e incentivos da própria universidade) à impossibilidade de dedicação integral de seus editores, que compartilham o ofício com atividades de aula, pesquisa e encargos administrativos. Mas o esforço vale pela sua recompensa, traduzido na satisfação de leitura de edições com altíssima qualidade, resultado de um trabalho sério de autores seletos, comprometidos com o que fazem.

E este é o caso do presente dossiê temático especial. Deixaremos a apresentação detalhada dos artigos às organizadoras do dossiê, Claudia de Oliveira Fernandes e Sonia Maria Chaves Haracemiv. Parabenizamos todos os autores por mais um excelente trabalho, significativamente contributivo para a manutenção da qualidade editorial da Educar em Revista. Aos leitores, desejamos horas agradáveis e inspiradoras de leitura, expressando nosso desejo de ver muitos dos artigos aqui presentes sendo citados em relatórios de práticas docentes, trabalhos de conclusão de curso, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Curitiba, agosto de 2015.

Cláudio de Sá Machado JúniorMarcus Levy Bencostta

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2015
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