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Editorial

Editorial

A crescente discussão entre os editores de periódicos acadêmicos sobre ética na publicação de artigos científicos chama a atenção para o crescimento da lógica quantitativista, cada vez mais presente na área da educação, como uma ferramenta que propicia a multiplicação de disparidades que classificam de modo competitivo aquilo que produzimos e publicamos. Se por um lado, conforme argumentam os editores da Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos (Fundação Oswaldo Cruz), o SciELO contribuiu efetivamente para uma maior visibilidade dos periódicos indexados à sua coleção,

[...] por outro, colocou desafios novos aos seus editores: rigor na manutenção da periodicidade; maior cuidado com a endogenia; submissão de artigos on-line; sagacidade na escolha das palavras-chave e na qualidade dos resumos, tão importantes para a indexação dos artigos; processos de editoração mais complexos para dar conta das edições em papel e digitais (BENCHIMOL; CERQUEIRA; PAPI, 2014, p. 354).

Nesta perspectiva, a editora da revista Educação e Pesquisa (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) pontua que este contexto reproduz um processo que atinge diretamente os pesquisadores, as universidades e as revistas do Brasil, largamente reconhecido como produtivismo acadêmico, qual seja: "[...] a obrigação de publicar em periódicos como indicador praticamente exclusivo para a avaliação da produção científica e da qualidade do pesquisador" (REGO, 2014, p. 328). Processo este também problematizado pelo editor do periódico Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), que enfatiza:

[...] publicar não representa simplesmente a divulgação de resultados de pesquisas, que se refere a um momento posterior à obtenção e validação dos resultados, quando as contribuições das pesquisas deveriam chegar aos meios de ampla circulação. A contribuição primordial dos artigos científicos reverte diretamente na formação de pesquisadores e no desenvolvimento das pesquisas, e não na sua divulgação ao público em geral (KUHLMANN JR., 2014, p. 22).

É, pois, na esteira desta discussão que se insere a política editorial da Educar em Revista. Estamos seguros que alcançamos e conquistamos por mérito um lugar no cenário da pesquisa educacional almejado por muitos colegas editores, aos quais desejamos, em breve, poder compartilhar e comemorar a mesma conquista. Entretanto, o zelo pela qualidade de nossos artigos é um compromisso que não se rende às pressões quantitativistas que encabeçam lógicas que nos empurram para abismos que ameaçam a qualidade daquilo que publicamos. Lutamos cotidianamente para o crescimento responsável de nossa área, sem que com isso nos rendamos aos encantos dos cantos de sereia que conduzem à mera reprodução de produtos despossuídos de conhecimentos inovadores.

É com estas palavras que temos o prazer de anunciar o dossiê Educação, cotidiano e participação: desafios e contribuições para a formação, organizado pelas professoras Maria de Fatima Quintal de Freitas (Universidade Federal do Paraná - UFPR) e Jusamara Souza (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), a quem caberá a responsabilidade de apresentá-lo de modo pormenorizado.

Sobre a seção de demanda contínua, o conjunto de artigos aprovados para este volume foi organizado do modo que se segue. Iniciamos com a contribuição dos professores Irineu Mario Colombo e Carmen Mazepa Ballão (Instituto Federal do Paraná - IFPR) com o artigo Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil, que propõe discutir a concepção de estágio como componente curricular e as relações entre o estudante, a empresa e a escola.

Na sequência, temos o artigo Altas habilidades/superdotação e deficiência: reflexões sobre o duplo estigma de autoria de Rosemeire de Araújo Rangni e Maria da Piedade Resende da Costa (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar), que nos provoca a reflexão acerca das condições de estudantes possuidores de duplicidade de necessidades educacionais especiais nas escolas brasileiras.

Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças é o título do artigo de Selma de Cássia Martinelli (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP), que avalia a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de alunos matriculados em escolas públicas no interior do Estado de São Paulo.

Com o título A coerência em narrativas escritas escolares: uma análise piagetiana, as professoras Flávia Isaia Pinheiro (Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RGS) e Maria Luiza Rheingantz Becker (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) apresentam interessante artigo que discute as articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita.

Com o artigo Discursos sobre a eficácia educacional: encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970), de autoria das professoras Rosario Silvana Genta Lugli (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) e Vivian Batista da Silva (Universidade de São Paulo - USP), é possível localizar historicamente as disputas acerca da dimensão técnica do ensino, entre os agentes localizados em diferentes posições: autoridades oficiais do Estado, pesquisadores e professores primários.

A professora Isabel de Oliveira e Silva (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), em A creche e as famílias: o estabelecimento da confiança das mães na Instituição de Educação Infantil, analisa as relações entre mães de crianças de 0 a 3 anos e a instituição de Educação Infantil com foco na construção das relações de confiança entre os atores adultos responsáveis pelas crianças.

Racionalidade musical e experiência natural formativa em Rousseau é a contribuição de Raimundo Rajobac (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e Claudio A. Dalbosco (Universidade de Passo Fundo - UPF), que pesquisaram o estatuto da racionalidade melódica proposta do Jean Jacques Rousseau em sua obra Ensaio sobre a origem das línguas. Os autores desse artigo colocam em cena as concepções sobre a educabilidade humana no amplo processo de relação tensional entre expressão musical e formas de racionalidade.

Concluindo nossa seção de demanda contínua, recomendamos a leitura do artigo da professora Sônia Maria da Silva Araújo (Universidade Federal do Pará - UFPA) intitulado História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência, que trata da história de vida de duas professoras ribeirinhas do arquipélago de Guajará (Belém do Pará, Brasil), problematizando a condição de mulheres de uma região que historicamente as excluía do mundo da escola, mas que é obrigada a testemunhar elas se transformarem em professoras.

Portanto, é com desejo que realizem uma excelente leitura dos artigos aqui reunidos que disponibilizamos mais um volume de nossa coleção.

Curitiba, setembro de 2014.

Marcus Levy Bencostta

Editor

  • BENCHIMOL, Jaime L.; CERQUEIRA, Roberta C.; PAPI, Camilo. Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 347-364, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n2/v40n2a04.pdf>. Acesso em: 15/08/2014.
  • KUHLMANN JR., Moysés. Publicação em periódicos científicos: ética, qualidade e avaliação da pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 151, p. 16-32, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n151/02.pdf>. Acesso em: 15/08/2014.
  • REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 325-346, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n2/v40n2a03.pdf>. Acesso em: 15/08/2014.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014
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