Acessibilidade / Reportar erro

Egressos das licenciaturas: o que move a escolha e o exercício da docência 1 1 Projeto de investigação com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

Teaching degree graduates: What motivates the choice to the degree and working as a teacher

RESUMO

Ao professor em sala de aula se exigem e se atribuem responsabilidades para além da docência. A ele cabe frequentemente resolver problemas familiares e sociais que os alunos trazem para o contexto escolar, e a ele não é dada a valorização social e econômica que tem direito. Diante de tais pressupostos, este artigo apresenta um estudo com egressos bolsistas ProUni e não bolsistas dos cursos de licenciatura de uma Instituição de Ensino (IES) comunitária do Rio Grande do Sul e objetivou responder aos questionamentos: O que leva as pessoas a optarem pelos cursos de licenciatura ao ingressarem na universidade? O quanto estão satisfeitos ou insatisfeitos com a formação conquistada? O quanto estão satisfeitos ou insatisfeitos com o exercício da docência? O cunho metodológico usado foi o quantitativo e dos 60 egressos convidados a responderem ao questionário, houve 52 respondentes. As análises indicam que aspectos relacionados às características iniciais dos candidatos à docência, tais como afinidades, habilidades, perspectivas sociais, entre outros, têm associação com a escolha do curso e a satisfação com a graduação. Os dados também indicam que tanto os egressos que foram bolsistas ProUni como os que não foram bolsistas têm características e percepções semelhantes acerca do curso escolhido.

Palavras-chave:
Cursos de licenciatura; Egressos; Escolha docente.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br