RESUMO
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no período de 2015 a 2018, no sertão de Alagoas, que teve como foco as ações desenvolvidas no Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), apoiando-se na História oral, Alberti (2008)ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 155-202. e Bosi (1994)BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994., privilegiando como fontes as entrevistas e também a fotografia de Cartier-Bresson (1971)CARTIER-BRESSON, Henri. “O momento decisivo”. In: BACELLAR, Mário Clark (Org.). Fotografia e jornalismo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes (USP), 1971. p. 19-26., Guran (2011)GURAN, Milton. Considerações sobre a constituição e a utilização de um corpus fotográfico na pesquisa antropológica. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 7, n. 10, p. 77-106, jan./jun. 2011. e Leite (1993)LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. São Paulo: Edusp, 1993.. Objetivou apresentar as narrativas memorialísticas advindas das fontes mencionadas de dois sujeitos inseridos no contexto das atividades culturais do referido Movimento, surgidas das indagações: A presença de ações culturais incentivadas pelo Mobral cultural ocasionou a valorização da cultura popular sertaneja? Quais os significados para os sertanejos das iniciativas culturais ofertadas? As fontes orais e visuais trouxeram novas reflexões em relação ao lugar - Sertão alagoano - e nos fizeram perceber as ressignificações que foram possíveis em um Movimento com a dimensão que teve o Mobral, na época da Ditadura Civil-militar.
Palavras-chave:
Mobral Cultural; Oralidade; Fotografia; Sertão alagoano