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Composição e organização da clientela escolar em escolas municipais brasileiras: o que dizem os diretores1 1 Pesquisa intitulada Cenários de gestão de escolas municipais no Brasil, financiada pela Fundação Carlos Chagas, que contou com a participação dos seguintes pesquisadores: Angela Maria Martins (FCC/Unicid - Coord.); Cristiane Machado (Unicamp); Flávia Werle (Unisinos); Giselle Cristina Martins Real (UFGD); José da Silva Santos Júnior (UFGD); Maria Helena de Aguiar Bravo (FCC - bolsista); Miriam Bizzocchi (FCC) e Sandra Zákia Sousa (FEUSP).

Composition and organization of school clientele in Brazilian municipal schools: what the headmasters say

RESUMO

Com base na análise das respostas dos diretores de escolas municipais do país ao questionário contextual da Prova Brasil 2015, buscou-se conhecer critérios assumidos para a composição da clientela, nos estabelecimentos escolares, e sua organização por turmas, e refletiu-se sobre eventuais implicações das práticas adotadas para a democratização da educação. Trata-se de estudo exploratório das manifestações dos diretores, as quais foram tratadas por meio da quantificação da frequência das alternativas assinaladas no questionário, seguido da interpretação de seus conteúdos, com base em aportes de literatura correlata. O estudo traz pistas que indicam tendência à adoção, pelas escolas, de processos inclusivos de acolhimento e de alocação dos alunos, que expressam práticas democratizantes de gestão escolar. Registra, no entanto, limitações enfrentadas na análise das informações decorrentes de imprecisões presentes na formulação das questões.

Palavras-chave:
Gestão escolar; Desigualdade escolar; Questionários contextuais; Clientela escolar; Composição de turmas.

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