Acessibilidade / Reportar erro

Política educacional no Chile para eliminar a lógica neoliberal do mercado escolar

RESUMO

Este artigo de pesquisa analisa a tentativa de eliminar a lógica de mercado do sistema educacional chileno. Em 2015, o Chile, um dos países mais privatizados do mundo, tentou eliminar as consequências da lógica neoliberal do mercado na educação (lucro educacional e seleção escolar) por meio da Lei de Inclusão Escolar. Essa tentativa de eliminar a dinâmica do mercado no sistema educacional é um processo de ruptura em duas trajetórias: a trajetória histórica do sistema educacional chileno e a trajetória global das políticas educacionais pró-privatização. O processo metodológico desta pesquisa usa elementos analíticos da abordagem de formulação de políticas da economia política cultural (variação, seleção e retenção). Os movimentos de protesto social de 2006 e 2011 são os processos de reivindicação de uma nova reforma educacional na fase de variação. Políticas educacionais baseadas em evidências e teoria do direito social são utilizadas para justificar as demandas de protestos sociais na fase de seleção. Na fase de retenção, as negociações dentro do governo de coalizão e a influência da escola privada produzem mudanças importantes nos objetivos da política educacional analisada para eliminar a lógica de mercado do sistema educacional chileno. Conforme demonstrado nos resultados e conclusões, a lógica do mercado ainda está presente no sistema educacional chileno.

Palavras-chave:
Política educacional; Mercado escolar; Neoliberalismo; Privatização; Chile

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br