Acessibilidade / Reportar erro

O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil 1 1 Financiada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Superior (CAPES) .

Secondary Education, work and young people

RESUMO

Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que objetivou levantar a opinião dos jovens sobre a contribuição da escola para sua formação enquanto trabalhadores. Foram entrevistados 115 jovens matriculados no Ensino Médio, em 17 escolas na região metropolitana do Recife. Concluiu-se que a escola pública ao considerar que os jovens têm como horizonte a entrada no mercado de trabalho, promove a aprendizagem do mínimo necessário para uma inserção precoce e precarizada. Os jovens desejam de alguma forma, mudar a sua condição social, nesse sentido, articulam trabalho e escola como uma relação fecunda no sentido da mobilidade social. A vinculação estabelecida entre escola e trabalho trata-se de uma necessidade posta enquanto condição de sobrevivência e de uma melhor condição de vida.

Palavras-chave:
Juventude; Mobilidade Social; Ensino Médio.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br