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O corpo docente frente às políticas de educação prioritária na França: formação, entrada no trabalho e trajetórias profissionais1 1 Este trabalho foi feito dentro de uma pesquisa coletiva “Abordagens Comparadas a Políticas para Reduzir as Desigualdades Educacionais entre a França e a Argentina. Novos desafios para o estudo das desigualdades educacionais e educacionais”, financiados pelo programa Ecos Sud.

The teaching staff and compensatory education policies in France:Teaching education, early carrer and professional trajectories

RESUMO

Neste artigo, propomos, a partir de um estudo bibliográfico, uma discussão sobre as características do corpo docente na França, com foco nas políticas de formação e de entrada no ofício docente. Trataremos das especificidades do contexto francês, especialmente em relação a constituição do sistema de ensino, intimamente ligada à democratização, tanto no sentido pedagógico quanto político, para examinar melhor a maneira como elas intervêm na composição do corpo docente, na formação e no recrutamento atual. Efetivamente, as diferentes configurações da formação docente refletem as diferentes configurações do próprio sistema educativo. Essas políticas fazem com que, num jogo de transformações e continuidades, a formação atual se explique parcialmente através dos agenciamentos institucionais precedentes. Percebe-se que, apesar da unificação do sistema, por detrás da denominação Educação Nacional, o corpo docente seja pouco unificado de um ponto de vista sociológico, com variações ligadas tanto ao nível de ensino quanto ao contexto de exercício.

Palavras-chave:
Políticas educacionais; Formação docente; Trabalho docente; Democratização

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