Acessibilidade / Reportar erro

Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física1 1 A pesquisa que está na origem desta produção recebe apoio financeiro do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com bolsas de iniciação científica destinadas aos estudantes Luis Henrique De Martino, Henrique Vieira da Costa e Leticia Lima, que contribuíram com esse projeto de pesquisa auxiliando na tabulação dos dados, construção dos gráficos e na realização de análises estatísticas.

The interesting themes and uses according to students in Physics textbooks

RESUMO

Há uma lacuna entre os estudos científicos brasileiros sobre materiais didáticos no que se refere a investigações de larga escala sobre o uso desses materiais em sala de aula e das preferências e opiniões de alunos e professores acerca deles. Por isso, o objetivo deste trabalho é identificar o interesse de estudantes brasileiros de Ensino Médio sobre 23 itens do livro de Física, bem como cotejar o resultado com pesquisas similares. Um questionário foi aplicado a 374 estudantes das cinco regiões brasileiras com possibilidade de comparação das respostas de acordo com os estratos da pesquisa, tais como sexo e idade do respondente. Exercícios de vestibular, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o funcionamento de produtos tecnológicos são os quesitos mais valorizados pelos discentes. Biografias, atividades em grupo e o contexto histórico em que se deram os desenvolvimentos científicos são os menos interessantes. Não houve diferenças frequentes entre os estratos pesquisados, mostrando certa homogeneidade sobre as preferências acerca do livro didático em todo o território nacional. Tais resultados têm potencial interesse também para docentes de Física, autores e editores de materiais didáticos, que podem focar seus trabalhos em temas mais adequados aos estudantes.

Palavras-chave:
Manuais escolares; Ensino Médio; Pesquisa qualitative; Ensino de Física

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br