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Trabalho docente e educação integrada nas escolas técnicas estaduais de Pernambuco * * 2012-2014 - Jovens e Educação Integral no Ensino Médio: analisando programas em implementação no Estado de Pernambuco, a partir do novo ordenamento legal do Estado Brasileiro (Financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); 2013-2015 - Trabalho Docente e Educação Integral no Ensino Médio (Financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco); 2014-Atual - Ensino Médio Integral/Integrado e/ou em Jornada Ampliada no contexto da avaliação por resultados - os desafios para o Trabalho Docente (Financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Teacher work and integrated education in state technical High School of Pernambuco

RESUMO

Apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre o processo de implementação do ensino médio integrado em escolas técnicas estaduais da rede de ensino de Pernambuco e as condições de trabalho docente, através de uma pesquisa de avaliação de políticas públicas. A pesquisa foi realizada através da análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, tendo como principais referências os estudos de Freitas, Nosella, Algebaile e outros. Buscamos responder ao seguinte problema: será que a perspectiva de ampliação da jornada escolar no ensino médio não significa também diminuição das condições efetivas de trabalho do professor em relação ao processo de ensino/aprendizagem na perspectiva de uma intensificação do trabalho docente? Concluímos que a ampliação da jornada escolar, no ensino médio das escolas estaduais de Pernambuco, vem acontecendo com a intensificação do trabalho docente, através da pressão por resultados e da perspectiva gerencial adotada. Nas experiências analisadas, a ênfase no reforço escolar, a intensificação do tempo de trabalho e do estudo em sala de aula e o sentimento de encarceramento de docentes e discentes significam um processo de precarização do trabalho docente e da própria escola.

Palavras-chave:
Trabalho docente; Ensino médio; Educação integrada.

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