Acessibilidade / Reportar erro

Inclusão, acessibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à educação superior 1 1 Acessibilidade no Ensino Superior (Processo nº 23038.002628/2013-4. Observatório da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Obeduc/Capes).

Inclusion, accessibility and permanence: the right to higher education for people with hearing impairment

RESUMO

O aumento de matrícula de estudantes surdos no ensino superior tem se constituído como fato recorrente na atualidade. O texto em questão problematizará as conquistas e os avanços de universitários surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nessa etapa de sua educação. Em decorrência da multiplicidade de fatores e da consolidação da educação inclusiva, abordará ainda aspectos legais e judiciais que favorecem a acessibilidade deste público às instituições de ensino superior (IES) no país. As considerações procuraram desmistificar as ações equivocadas sobre os direitos sociais e os individuais deste grupo que, a exemplo das ações afirmativas, devem primar pela prevalência da igualdade de oportunidades e de justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e inclusiva, no âmbito da Educação.

Palavras-chave:
Políticas públicas; Educação superior; Inclusão; Surdo; Libras.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br