Acessibilidade / Reportar erro

O Estágio Supervisionado na formação do professor de Filosofia

The Stage Supervised in the formation of the teacher of Philosophy

RESUMO

Os estudos sobre a formação docente nos cursos de licenciatura têm sido objeto de estudo no campo da educação. A defesa do professor intelectual, crítico e reflexivo nem sempre tem considerado a contribuição da Filosofia na elaboração dos seus princípios. O objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos alunos acerca do Estágio no decorrer do curso de licenciatura. Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, a revisão bibliográfica, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. A pesquisa de campo consultou dez estudantes de Licenciatura em Filosofia da turma de Prática de Ensino da Universidade Estadual do Ceará. O embasamento teórico para as análises dos dados ancorou-se nos estudos de Gallo (2007)GALLO, Silvio. Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. EccosRevista Cientifica. São Paulo, V. 09, n. 002, p. 261-284, Jul/Dez. 2007. Disponível em: http://www.scholar.google.com.br. Acesso em: 09 set. 2012.
http://www.scholar.google.com.br...
, Ghedin (2009)GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2009., Severino (1994)SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994., Lima (2012)LIMA, Maria S. L. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012., Pimenta e Lima (2004)PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004., dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estágio é um dos momentos mais significativos do curso universitário, pois possibilita ao aluno a vivência, na prática, dos ensinamentos teóricos e o contato com a realidade da profissão docente. Cada graduando tem um conceito e um significado para tal vivência, que influenciará, como passo inicial no exercício do magistério e na construção de sua identidade professoral.

Palavras-chave:
Estágio; Ensino de Filosofia; Formação docente

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br