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Educar em Revista, Número: 12, Publicado: 1996
  • Editorial

    Kuenzer, Acácia Zeneida
  • Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica Artigos De Demanda Contínua

    Carneiro, Antônio Lineu; Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
  • Curso de Magistério: vítima da dispersão e descontinuidade Artigos De Demanda Contínua

    Nunes, Andréa Caldas; Trojan, Rose Meri; , Taís Moura
  • A inteligência: uma contribuição da biologia ao processo educativo Artigos De Demanda Contínua

    Pinheiro, Marta

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o tópico Inteligência sob a perspectiva biológica, destacando conceitos de Genética considerados fundamentais para a compreensão do comportamento humano.
  • A importância do conhecimento da variação lingüística Artigos De Demanda Contínua

    Costa, Vera Lúcia Anunciação
  • A imaginação sociológica e questões críticas em C. Wright Mills: pontos de referência ao papel do educador Artigos De Demanda Contínua

    Luz, Gastão Octávio Franco da

    Resumo em Português:

    O que se vem chamando de "pós-modernidade" reflete, na essência de suas crises, o profundo caráter de resistência oferecida à necessidade de mudanças profundas nas atitudes, na percepção e na visão de mundo das pessoas em geral e dos acadêmicos em especial. A partir de contribuição de C. W. Mills, na qual o autor questiona vigorosamente o desempenho da Ciência Social, pela complementação de pensamentos de outros autores contemporâneos, busca-se levar o pano de fundo à instância da Educação, tendo em vista o favorecimento do ato educativo para um outro homem, para um novo tempo.
  • A arte e a humanização do homem: afinal de contas, para que serve a arte? Artigos De Demanda Contínua

    Trojan, Rose Meri
  • A influência da ideologia católica no estado feudal português: a manutenção das condições materiais de produção feudais e suas conseqüências (superestruturais) para a cultura e para a educação Artigos De Demanda Contínua

    Sá, Ricardo Antunes de

    Resumo em Português:

    Este texto tem por objetivo desvelar a influência que a ideologia católica (superestrutura) teve no desenvolvimento do modo de produção feudal que existia em Portugal e que por extensão se reproduzia em suas colônias além-Atlântico, no caso o Brasil, à época do Mercantilismo. A hegemonia que a Igreja Católica exercia sobre os países ibéricos no processo de produção material e nas relações sociais decorrentes, manifestava-se também na cultura e na educação. Essa concepção "castiça" que emanava do catolicismo romano permeava as instituições escolares da época, como por exemplo a Universidade de Coimbra e a corporação jesuítica. A ideologia de Roma mantinha uma relação imbricada com o Estado feudal português. A ideologia católica influenciou e contribuiu, sensivelmente, no processo histórico-social para o isolamento econômico, social e cultural dos países ibéricos, das conquistas do Mercantilismo e da ciência moderna, mantendo uma prática material e espiritual medievais.
  • História e educação: em busca dos novos atores pedagógicos Artigos De Demanda Contínua

    Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
  • O álcool e o alcoolismo na obra de Monteiro Lobato de 1918: Urupês e Problema Vital: uma análise à luz do movimento eugênico da época Artigos De Demanda Contínua

    Luz, Araci Asinelli da

    Resumo em Português:

    Num contexto em que se discute os rumos da educação brasileira, onde estão imbricadas questões de bioética, de fome, de miséria, desemprego, descriminação de drogas, casos de alcoolismo e outras drogas na escola, a pandemia da AIDS, doenças ligadas a aspectos de saneamento básico, entre outros, fazer o uso da "metáfora da toupeira" (Bizzo), indo "cavar" no início do programa eugênico brasileiro alguns dos principais pensamentos da época, pode (quiçá) auxiliar a me-lhor desvendar a "compactação da terra" que forma o solo fértil do conhecimento atual. Assim é que, em Monteiro Lobato, consagrado escritor e figura de destaque na memória cultural brasileira, pela forte participação nas causas nacionais de sua época, vamos buscar interpretar até que ponto o uso do álcool e o alcoolismo fazem parte do "conjunto de taras a ser extirpado da identidade brasileira a fim de remover obstáculos ao desenvolvimento nacional" (Bizzo, p. 99). Escolhemos as obras escritas em 1918, Urupês e Problema vital, por retratarem os problemas do povo brasileiro, e ter sido a publicação de Problema vital, promovida como primeiro ato da fundação da Sociedade Eugência de São Paulo, em 1918, junto com a Liga Pró-Saneamento do Brasil, tendo como prefaciador o Dr. Renato Kehl, seu presidente. De certa forma, Monteiro Lobato estava servindo de "referencial para qualquer estudo sobre eugenia no Brasil". (Bizzo, p. 100)
  • Vigência do pensamento de Ortega y Gasset Artigos De Demanda Contínua

    Sánchez, Martha García Gomensoro de
  • A importância da neuropsicologia para a educação Artigos De Demanda Contínua

    Riechi, Tatiana I. J. de Sá; Romanelli, Egídio José

    Resumo em Português:

    Diante das significativas mudanças socioculturais e dos rápidos avanços tecnológicos e científicos do mundo, a educação, como área de estudo e intervenção, viu-se diante da necessidade de uma avaliação de alguns de seus conceitos e atuações, a fim de poder acompanhar e corresponder às demandas do mundo moderno. O processo de ensino-aprendizagem, seus desvios e o tão indesejado fracasso escolar, transformaram-se em grandes desafios. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofracionais envolvidos na aprendizagem, um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, assim como uma proposta moderna de intervenção.
  • Reflexões sobre a prática de ensino Artigos De Demanda Contínua

    Castro, Gilberto de

    Resumo em Português:

    Este texto apresenta alguns dos principais problemas relativos à Prática de Ensino na UFPR. A eleição de tais problemas decorrem do ponto de vista de que essa disciplina tem por finalidade primeira possibilitar ao aluno o exercício teórico, metodológico e prático de sua área específica de conhecimento.
  • Darwinismo social, eugenia e racismo "científico": sua repercussão na sociedade e na educação brasileira Artigos De Demanda Contínua

    Bolsanello, Maria Augusta

    Resumo em Português:

    O presente trabalho busca explicitar o pensamento intelectual brasileiro que fomentou preconceitos que se cristalizaram nas consciências e até os dias de hoje perseguem as camadas populares brasileiras, em todos os setores da sociedade, inclusive na escola. Assim, tem-se por objetivo evidenciar a influência do darwinismo social, da eugenia e do racismo "científico" nas principais idéias de alguns intelectuais brasileiros, que no final do século XIX e meados do século XX foram responsáveis pela introdução da justificativa científica do preconceito racial e social no Brasil.
  • Eugenia: a higiene como estratégia de segregação Artigos De Demanda Contínua

    Gioppo, Christiane
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