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Educar em Revista, Número: 27, Publicado: 2006
  • Editorial

    César, Maria Rita de Assis
  • Apresentação Dossiê: Educação Ambiental

    Barra, Vilma; Carneiro, Sônia; Rocha, Ronaldo Gazal
  • Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental Dossiê: Educação Ambiental

    Carneiro, Sônia Maria Marchiorato

    Resumo em Português:

    As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Society-nature relations are contextualized from the organismic and mechanical analogies to the focus of an environmental epistemology, on the face of the current western civilization crisis; in that respect, the complexity paradigm ensures overcoming the sustainable development ambiguities in view of a proper socioenvironmental sustainability - thus ensuing Environmental Education practices critically orientated under a new pedagogy of knowledge, which demands both new learnings and new relations among individuals, so as between society and nature, in compliance with a Responsibility Ethics.
  • Crítica ao fetichismo da individualidade e aos dualismos na educação ambiental Dossiê: Educação Ambiental

    Loureiro, Carlos Frederico B.

    Resumo em Português:

    No presente artigo estabelecemos a crítica a duas categorias recorrentes em Educação Ambiental, tanto em termos práticos quanto discursivos: o fetichismo da individualidade e os dualismos escola-sociedade, linguagem-trabalho. À luz de um referencial teórico inserido na tradição dialética emancipatória, problematizamos os limites e as implicações pedagógicas de tais categorias no fazer educativo ambiental. Com isso, sinalizamos para a necessidade de maior reflexão e debates acerca do que representa a incorporação de certos posicionamentos a-históricos e não-dialéticos, apesar de por vezes relacionais, diante dos desafios e finalidades que os educadores ambientais historicamente se colocam. Por fim, reafirmamos a pertinência do método dialético marxiano, quando se tem por objetivo a construção de uma Educação Ambiental baseada na compreensão complexa e contextualizada da realidade e focalizada na superação das relações sociais estabelecidas no capitalismo, como caminho para a concretização de um novo patamar societário na natureza.

    Resumo em Inglês:

    In this article we establish the critic made to two recurrent categories in Environmental Education, in practical and discursive terms: the fetichism of individuality and the dualism school-society, speech-work. In the context of a theoretical reference from the emancipating dialectic tradition, we question the limits and the pedagogical implications of these categories in practicing environmental education. In this way, we draw attention to the necessity of deeper considerations and more debates of some non-historical and non-dialectic points of view, eventhough sometimes related, in face of the challenges and objectives that environmental educators historically deals with. At last, we reaffirm the relevance of Marx's dialectical method, when the objective is the construction of an Environmental Education established in understanding the reality in its complexity and context, and focused in excelling the social relations that were established in capitalism as a way to solidify a new level of the society in the nature.
  • Ecoideologias associadas aos movimentos ambientais: contribuições para o campo da educação ambiental Dossiê: Educação Ambiental

    Rocha, Ronaldo Gazal

    Resumo em Português:

    Diferentes abordagens de desenvolvimento levantam múltiplas possibilidades de interpenetração dos campos natural e social, mediado pela subjetividade humana. Assim sendo, a caracterização de ecoideologias, freqüentemente associadas aos movimentos ecológicos, pode nos fornecer subsídios importantes para a análise de questões ambientais. Na tentativa de discutir os aspectos relacionais dos estudos taxionômicos que vigoram atualmente, consideraremos a origem e as interpenetrações de determinados campos - ou ecoideologias - como forma de compreender o processo de organização dos movimentos ambientalistas nacionais. A partir dos anos 90, fica patente a influência dos movimentos ambientalistas no cenário mundial, especialmente nos campos da política e da economia, o que gera situações de impacto em valores culturais e institucionais. Ainda que a maior parte dos problemas ambientais persista, o estudo das tipificações desses movimentos nos auxilia a avaliar seu potencial transformador, expondo dimensões e conflitos capazes de organizar novas identidades culturais. Tais considerações, longe de serem apresentadas como de caráter hegemônico, buscam contribuir para uma crítica ecológica mais consistente.

    Resumo em Inglês:

    Different approaches on development raise multiple possibilities of interaction of the natural and social fields, intermediated by the human subjectivity. Therefore, the characterization of eco-ideologies, often associated to ecologic movements, may supply us with important data for the analysis of the environmental issues. In attempting to discuss the relational aspects of the taxonomic studies effective at present, we considered both the origin and the interaction of certain fields - or eco-ideologies - as a way of comprehending the organizational process of the national environmentalist movements. From the 90's, the influence of the environmentalist movements in the worldwide scenario is clear, most specially in the political and economic fields, creating impact situations in cultural and institutional values. Although most of the environmental issues are bound to last, the study of the variations on those movements might help us assessing their changing potential by exposing dimensions and conflicts capable of organizing new cultural identities. Such considerations, far from being presented as of hegemonic character, seek to contributing to a more consistent ecological criticism.
  • O vôo da águia: reflexões sobre método, interdisciplinaridade e meio ambiente Dossiê: Educação Ambiental

    Brügger, Paula

    Resumo em Português:

    Neste artigo discute-se a inter-relação entre método, interdisciplinaridade e meio ambiente, fazendo dialogar autores provenientes de áreas distintas e enfocando diferentes premissas relativas às possibilidades e limites de abordagens interdisciplinares do conhecimento. São discutidas as inextricáveis interconexões entre método científico, cientificidade, objetividade e a fragmentação do conhecimento na tradição filosófica ocidental, ou seja, de que forma a "disciplinaridade" foi não apenas o meio, mas o próprio alicerce sobre o qual o conhecimento foi erigido no Ocidente. Faz-se uma reflexão sobre diferentes formas de conhecer e construir conhecimento e sobre a necessidade de busca de novos paradigmas e racionalidades para trilhar o caminho da interdisciplinaridade. Aponta-se a importância de conjugar os pressupostos filosóficos presentes em diferentes teorias sistêmicas à epistemologia, como ponto de partida nas caminhadas inter e transdisciplinares. Destaca-se também a importância de, nesse caminhar, resgatar as dimensões políticas, éticas, estéticas e outras que foram banidas do corpus formal do conhecimento científico. Finalmente argumenta-se que, na construção de trajetórias interdisciplinares, a própria linguagem deverá ser revista na medida em que ela reflete uma estrutura de pensamento que primou pelas dicotomias, o que já tende a predeterminar uma certa relação com o conhecimento e, portanto, com o próprio entorno.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the relationships between method, interdisciplinary knowledge and the environment using arguments of authors from different fields of knowledge and focusing on different premises regarding the possibilities and limitations of interdisciplinary constructions. The inextricable interconnections between the scientific method, objectivity and the fragmentation of knowledge in the Western philosophical tradition show that "monodisciplinary" constructions have been not only a means, but the actual foundation of Western knowledge. The paper also discusses the need to find alternative reasons and paradigms that make possible interdisciplinary thinking, and the need to conjugate the philosophical assumptions of different systems theories with epistemology. In addition, the paper stresses the importance of considering the political, ethical and esthetic dimensions of reality which have been neglected by the hegemonic Sciences. In conclusion it argues that to establish interdisciplinary constructions, it is necessary to review our language because our current forms of communication - our linguistic forms - are a reflection of a world view and a mental structure that have privileged the opposite way: the dichotomies. This has predetermined a certain relationship with the environment and with knowledge itself.
  • Temas ambientais como "temas geradores": contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória Dossiê: Educação Ambiental

    Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos

    Resumo em Português:

    A educação ambiental crítica e emancipatória exige que os conhecimentos sejam apropriados, construídos, de forma dinâmica, coletiva, cooperativa, contínua, interdisciplinar, democrática e participativa, voltados para a construção de sociedades sustentáveis. Este artigo trata dos temas ambientais como temas geradores para a educação ambiental, inspirados na pedagogia Paulo Freire, para quem educar é um ato de conhecimento da realidade concreta, das situações vividas, um processo de aproximação crítica da própria realidade: compreender, refletir, criticar e agir são as ações pedagógicas pretendidas. Os temas geradores são, portanto, estratégias metodológicas de um processo de conscientização da realidade opressora vivida nas sociedades desiguais; são o ponto de partida para o processo de construção da descoberta, e, por emergir do saber popular, os temas geradores são extraídos da prática de vida dos educandos, substituindo os conteúdos tradicionais e buscados através da pesquisa do universo dos educandos. O caráter político da pedagogia freireana faz-se presente, de forma radical, nos temas geradores, isto é, temas geradores só são geradores de ação-reflexão-ação se forem carregados de conteúdos sociais e políticos com significado concreto para a vida dos educandos. Assim, as propostas educativas ambientais conscientizadoras podem tomar os temas ambientais locais como temas geradores desta ação conscientizadora, desde que estes temas contenham conteúdos socioambientais significativos para os educandos e sejam definidos coletiva e participativamente.

    Resumo em Inglês:

    The emancipating and critical environmental education demands that knowledge must be adequate, build up in a dynamic, collective, cooperating, continuous, interdisciplinary, democratic and participating way directed to the construction of self-maintaining societies. This paper deals with environmental issues as generating issues for an environmental education inspired in Paulo Freire's pedagogy. According to him to educate is to know the reality in its experienced situations, as an ongoing critical process of closeness to the reality itself: to understand, to ponder, to criticize and to act are the intended pedagogical attitudes. The generating issues are strategic methods of a process of awareness about an oppressive reality in unequal societies. Such issues are the starting point to the process of building up a discovery. The generating issues spring out of the popular knowledge, taken from the daily life of the educating ones in order to replace the traditional contents. The political aspect of Paulo Freire's pedagogy are to be seen in the generating issues insofar as these ones contemplate the social and political contents that are meaningful to the life of the educating people. In this way all the educating proposals should take into consideration the local environmental issues as generating issues to the desired consciousness. Finally, it is important to say that the educating people should take part in defining and determining the issues that represent their interests as the content for an environmental and social action.
  • Exploração de necessidades socio-educativas e análise de modelos formativos de educação ambiental com caráter experimental Dossiê: Educação Ambiental

    Barra, Vilma Maria Marcassa

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentamos uma síntese de tese doutoral defendida há cinco anos, mas de plena validade referencial, quanto a conteúdo e método. A pesquisa, caracterizada como um projeto de intervenção socioeducativa, foi desenvolvida em uma escola da Rede de Ensino Municipal de Pinhais-PR, na região metropolitana de Curitiba. Foi implementado e testado um enfoque interdisciplinar de Educação Ambiental no sistema escolar a partir de um modelo multidisciplinar (Método de Infusão), tendo como diretriz a ambientalização do currículo escolar. O trabalho teve três etapas: o marco teórico - análise conceitual da EA; EA: necessidade, origem e desenvolvimento; a análise do contexto - Paraná: marco contextual; o município de Pinhais: estudo contextual; o estudo empírico - análise de necessidades; o projeto de intervenção socioeducativa; análise e interpretação dos dados; conclusões e sugestões. Nesta síntese, no entanto, nos limitaremos a apresentar os dados relativos ao estudo empírico.

    Resumo em Inglês:

    The present text renders a synthesis from a Doctoral Thesis academically appraised five years ago, nevertheless retaining referential value both as to content and method. The research was developed as a socioeducative intervening project within one school of the Municipal School Net of Pinhais-PR, in the Metropolitan Region of Curitiba. It was implemented and tested an interdisciplinary concept of Environmental Education, departing from a multidisciplinary schooling model (Infusion Method) and directed to an environmentalization of the school curriculum. The project had three phases: theoretical referral - conceptual analysis of EA, including its urgency, roots and development; contextual analysis - the cases of Paraná State, as delimiting context, as of the Pinhais Municipality, as study context; and empirical research - needs assessment, developing of the intervening project, data analysis and interpretation, conclusions and suggestions. That text restricts itself to presenting data from the empirical research of the global study conducted as a thesis.
  • Trajetórias de um grupo interinstitucional em um programa de formação de educadores ambientais no estado do Paraná (1997-2002) Dossiê: Educação Ambiental

    Justen, Liana Márcia

    Resumo em Português:

    A importância do registro de experiências de formação de educadores ambientais motivou a realização desta pesquisa sobre a trajetória de atuação de um grupo de professores e técnicos ambientais, em um programa desenvolvido no Estado do Paraná (1997-2002). A integração de propostas governamentais de Educação Ambiental (EA), desenvolvidas nas redes públicas de ensino e comunidades, visava a implementação dos programas ambientais coordenados pelo governo do estado, em parceria com os municípios, nas gestões 1995/1998 e 1999/2002. Para efetivar ações conjuntas entre as Secretarias de Estado de Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foram criadas equipes interinstitucionais de EA compostas por professores e técnicos ambientais. A partir das percepções dos dois grupos de participantes do processo sobre suas interações afetivas e profissionais, diferenças conceituais e efetividade do programa, procuraram-se sistematizar aspectos relevantes desse singular processo de formação de educadores ambientais, promovido na esfera política e administrativa governamental, reconhecendo indicativos básicos para a atuação de equipes interinstitucionais e subsidiando a reflexão sobre processos formativos em EA. A atuação conjunta de professores e técnicos ambientais consistiu em uma experiência no terreno da diversidade, possibilitando-lhes o reconhecimento da outridade, o exercício do diálogo entre saberes e fazeres, a convivência com o dissenso e a busca de soluções inclusivas para as questões ambientais - princípios básicos da EA.

    Resumo em Inglês:

    The importance of recording education experiences of environmental teachers has motivated this research about the performance of a group of teachers and environmental technicians, in a program developed in the State of Paraná (1997-2002). The integration of government proposals of EE (Environmental Education) developed at public schools and communities, had the objective of implementing the environment programs coordinated by the state government, partnered with the cities, at the 1995/1998 and 1999/2002 administrations. For the united action of state secretariats of Education and Environment and Water Resources, inter-institutional teams of EE, formed by teachers and environmental technicians, were created. From the perceptions of the two groups of participants on their affective and professional interactions, on conceptual differences and program effectiveness, came the attempt to systematize relevant aspects of this singular process of formation of environmental educators, promoted at the political and administrative spheres, recognizing basic indicatives for the performance of inter-institutional teams and subsidizing the reflection about the formation processes of EE. The united action of teachers and environmental technicians consisted in an experience on the ground of diversity, enabling them to recognize otherness, to exercise the dialog between sciences and practices, to live together with dissent and to search inclusive solutions for the environmental questions - basic principles of EA.
  • Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação Dossiê: Educação Ambiental

    Guimarães, Mauro; Vasconcellos, Maria das Mercês N.

    Resumo em Português:

    A partir dos resultados parciais de uma pesquisa que procura investigar um curso de formação de professores para a atuação na educação não formal, desenvolveu-se uma reflexão sobre os limites de uma formação tradicional. Isso, para se pensar em uma proposta de formação que privilegie uma abordagem relacional, buscando a complementaridade dos espaços formais e não formais de Educação como forma de potencializar uma abordagem crítica de Educação Ambiental.

    Resumo em Inglês:

    We developed a reflection on the limits of the traditional teacher's education. From the partial results of a research project that evaluating a course ateacher to work in informal education. Our purpose was to think about a new proposal for teacher education emphasing the relational approach, seeking complementarity of formal and informal education and enhancing the critical approach of Environmental Education.
  • Rumos da formação de professores para a educação ambiental Dossiê: Educação Ambiental

    Gouvêa, Giana Raquel Rosa

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo na natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa, tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Desta forma, a reflexão constante sobre "o que preciso saber para ensinar?", "por que e para que ensinar?" caminha juntamente com o "como ensinar?" na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to reflect about the importance of human and conceptual investment in the insertion of the Environmental Education in the process of teacher training. This is a Case Study, empirical, carried out in two University Centers (Lorena and Barra Mansa) that are meaningfully working with teacher training. In the data collection process, the work followed the Case Study methodology according to Yin (2001), as to sources and varied evidences. The data received quality and quantity treatment, depending on the nature of evidence. In this sense, the study shows that, although teachers who carried out the research had a few or no notion of the importance of the Environmental Education, they know that such situation can be improved, even in the discussions at the University and in the replanning of pedagogical projects in the courses for teacher training. In this sense, the usual questions about "what do I need to know to teach?", "why and what to teach?", come together with "how to teach?" in the building of a environmental knowledge based on the social and human commitment necessary to teacher training in order to surpass the environmental dispedagogy.
  • Despertando os sentidos da educação ambiental Dossiê: Educação Ambiental

    Matarezi, José

    Resumo em Português:

    Neste artigo, a partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da educação ambiental, são apresentados alguns resultados do programa Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos, criado e desenvolvido desde 1997, pelo LEA/CTTMar/Univali em parceria com a Facinor e a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental. A Trilha da Vida enquanto proposta de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação, não deve ser confundida como mera atividade de sensibilização, ultrapassando em muito esta dimensão e apontando para objetivos educacionais, conservacionistas e terapêuticos. A Trilha da vida atualmente está sendo implementada em diversos locais através de uma rede de núcleos disseminadores da metodologia. Este processo exige uma formação continuada para as equipes executoras em cada um dos seus núcleos disseminadores. Uma breve fundamentação do programa à luz dos chamados "experimentos educacionais transdisciplinares" é apresentada como forma de romper com a anestesia e perda de sentidos generalizados das sociedades de consumo no mundo globalizado. Por fim é evidenciado o seu potencial transformador e emancipatório a partir de algumas categorias originadas de relatos de grupos que vivenciaram a Trilha da vida.

    Resumo em Inglês:

    This paper comprises an analysis of the Program "Trilha da vida" (Track of life): (re)descovering nature through the senses from the critical, transforming and emancipatory perspective of environmental education. The LEA/CTTMar/Univali in partnership with the Facinor and the NGO Voluntários pela Verdade Ambiental created this program in 1997 and it has been developed and analyzed since then. First located at the "Natural Park of Pedras Vivas", in the municipality of Florianópolis/SC, the "Trilha da vida" (Track of Life) is nowadays being implemented in many places through a network of stakeholders for the Trilha da Vida dissemination. The "Trilha da vida" has educational, conservation and therapeutical purposes as a Community-based and Protected Areas Environmental Education and must not be misunderstood as a mere activity of sensitization. Therefore, it demands a continued capacity-building process of the stakeholders in each place. At the Paraná State this process has been co-ordinated by Facinor through research and extension projects. I present a short theoretical background of the program through the lens of a "transdisciplinary educational experiments" as form to breach with the anesthesia and generalized loss of senses of the consumption societies in the global world. Finally, I show up its transforming and emancipatory potential from some key categories originated from the focal groups reports that had experienced the "Trilha da Vida".
  • Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa Artigos De Demanda Contínua

    Sardelich, Maria Emilia

    Resumo em Português:

    Quase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido, nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa permanente formação como docentes.

    Resumo em Inglês:

    Almost everything from the little we know relating to manufactured knowledge comes to us by means of information and communication. This in turn also build images of the world. Images for pleasure, entertainment, trade, telling us what to wear, to eat, to think, how to look. In our contemporary society there is a debate about the need of a visual education that expresses itself in different denominations such as image reading and critical understanding of the visual culture. Frequent changes in expressions and concepts cause more difficulties in understanding these propositions in the national curriculum, the definition of the teachers responsible for this knowledge and the theoretical reference of it. This article intends to unravel the concepts that establish these different propositions, pointing out their similarities and differences. It contrasts theoretical references of the anthropology, art, education, history, sociology and suggests lines work in environments of learning with the intention of thinking our continued formation as teachers.
  • Oficinas de ensino de história: pontes de didática da história na transição do currículo de formação de professores Artigos De Demanda Contínua

    Cerri, Luis Fernando

    Resumo em Português:

    A reformulação dos curriculos de formação de professores, sobretudo de História, é colocada em discussão. A experiência do curso de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa é enfocada retrospectiva e prospectivamente.

    Resumo em Inglês:

    The reformulation of teacher's education curricula, mainly in history, is discussed. The experience of the college studies on History at the Ponta Grossa State University is retrospectively and prospectively focused.
  • O Plano Nacional de Educação (Lei 10.172), de 9 de janeiro de 2001 Artigos De Demanda Contínua

    Hermida, Jorge Fernando

    Resumo em Português:

    Este estudo procura compreender as motivações que alavancam os jogos de interesse e a luta pela hegemonia nacional nas atuais reformas em curso no Brasil - dentre elas a reforma educativa - inspiradas nas transformações que vêm ocorrendo em nível mundial e que têm profundas implicações para a educação. Dentre as principais políticas públicas, temos o "Plano Nacional de Educação (PNE) - Proposta do Poder Executivo para o Congresso Nacional", que foi aprovado em janeiro de 2001. Até sua aprovação final, a proposta oficial foi objeto de debate no Parlamento com o projeto intitulado "Plano Nacional de Educação - Proposta da sociedade brasileira". Este último foi elaborado junto aos sindicatos da educação e defendido por senadores e deputados da oposição ao governo daquele período (PSDB). A proposta deste artigo é realizar uma análise política das duas propostas para, através de um estudo exploratório, poder localizar, na legislação vigente, as origens das propostas do plano, seus pressupostos axiológicos básicos e os sujeitos políticos que geraram as mesmas.

    Resumo em Inglês:

    This study searches to understand the motivations, interests play and the fight for National hegemony of the actual reforms in Brazil - such as Educational Reform - inspired by the transformations occurring world wide with deep implications for Education.One of this Public polices is the Educational National Plan (PNE), proposed by the Executive Power to the National Congress, approved in January of 2001. Until its final approval, the official proposal was debated in the parliament with the PNE (a alternative proposal of the Brazilian society), elaborated together with educational syndicates, with support of senators and opposition congressman.This study pretends to realize political analyses of the two proposals, through an exploratory study, to find the origins of the proposals, its basic axiological premises and the political subjects behind its implementation.
  • A relação entre qualificação profissional e a reinserção produtiva: o caso dos bancários do Banestado Artigos De Demanda Contínua

    Nascimento, Zinara Marcet Andrade

    Resumo em Português:

    O texto apresenta a análise da relação entre a qualificação profissional e a reinserção produtiva de ex-funcionários do Banestado que aderiram aos Programas de Demissão Voluntária (PDV) dos anos de 1997, 1998 e 1999. O estudo partiu de entrevistas com ex-bancários pedevistas de Curitiba e Região Metropolitana, buscando verificar o significado e a importância da qualificação profissional obtida durante a atividade bancária para o desempenho da nova atividade profissional. Os dados das entrevistas surpreenderam, pois houve a reinserção para praticamente todos os pedevistas. Contundo, ratificaram os estudos acerca das transformações do mundo do trabalho, pois a maioria das reinserções ocorreram em condições de maior precariedade. Outro dado substantivo, desafiador e determinante para a análise pretendida, foi a convicção dos pedevistas em afirmar a decisão correta em aderir aos referidos programas, mesmo reconhecendo a importância do banco em suas vidas, em especial ao acúmulo de experiências em decorrência das múltiplas oportunidades profissionais na instituição e o reconhecimento das condições de trabalho proporcionadas pelo Banestado serem melhores do que as relativas a atividade profissional. Concluiu-se que realmente houve uma articulação entre a reinserção produtiva e a qualificação profissional dos pedevistas, além do que, muito provavelmente, no Banestado tais programas cumpriram o papel administrativo ao reduzir a força de trabalho e o papel político ao diminuir a resistência do corpo funcional através do desligamento de parcela significativa de seus trabalhadores, principalmente dos que tinham mais tempo de banco e que teriam mais elementos para justificar a existência e a continuidade do Banestado perante o processo de privatização.

    Resumo em Inglês:

    This text presents the process of reintegration of former Banestado Bank employees to the labour market after a wave of voluntary lay-offs which took place during the late 1990's. Its main objective is to analyze whether or not such a reintegration was made easier by the level of professional qualification acquired at the bank. Interviews were conducted with the former employees in order to assess the degree of professional qualification attained by those employees during their employment years. The interviews were carried out in Curitiba and Metropolitan Region. The results reveal a surprising degree of reintegration in the labour market. Such a reintegration, however, carries with it all the problems of the present day precariousness of the labour market. Another important result is the conviction of the interviewees as to their decision: none of them to regret about their decision to leave the bank. As a consequence of this, we judged necessary to introduce information on the contruction process of the bank and its experiences of professional qualification in such an organization. The main conclusions are that professional qualification indeed facilitates reintegration of the employees to the labor market. Moreover, the voluntary lay-off programs were successful in the process of downsizing of the bank as well as a means to diminish labour resistance, especially among senior employees.
  • Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do Ensino Fundamental Artigos De Demanda Contínua

    Knüppe, Luciane

    Resumo em Português:

    No processo ensino aprendizagem acredita-se que a motivação deve estar presente em todos os momentos. Cabe ao professor facilitar a construção do processo de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. O relato desta pesquisa que teve como objetivo investigar como as professoras motivam seus alunos e que recursos utilizam para isso, constatou que as educadoras do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) precisam motivar seus alunos para o ensino, e para isso necessitam estar motivadas; realizar atividades criativas e envolventes.

    Resumo em Inglês:

    In this process of teaching instruction trade school we believe that the motivation can be present all the moments. The teacher has to facilitate the construction of this formation process, in order to influence the students on his develop and in this motivation for the trade school. The mention of this search that had like objective to investigate how the teachers motivate tbeiro students and the petition can be use for this we proved that the teachers of elementary school (1 to 4 grades) need to motivate their students for the teaching instruction and for this it's necessary the students to be motivated too for realize creative and involve activities.
  • Mitos platônicos para crianças: a Filosofia através dos mitos Resenha

    Pinheiro, Celso de Moraes
  • Documento sem título Resumos De Teses E Dissertações

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