Acessibilidade / Reportar erro

INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION

INDISCIPLINE AT SCHOOL: AN APPROACH IN THE LIGHT OF WILFRED BION

INDISCIPLINA EN LA ESCUELA: UNA APROXIMACIÓN A LA LUZ DE WILFRED BION

RESUMO

O termo indisciplina cobre fenômenos bastante diversos nas escolas.

Baseado nas ideias de Bion, este artigo discutirá que a indisciplina se define como experiências emocionais não toleradas nem processadas, tanto individual como institucionalmente, as quais estão em busca de processamento mental.

Este trabalho concluirá que cabe ao adulto responsável pelo encaminhamento das medidas disciplinadoras não a função de correção, mas a de continência das ansiedades presentes nos episódios relacionados à indisciplina.

Palavras-chave
Indisciplina; Elementos-beta; Função-alfa; Identificação projetiva; Psicanálise e educação

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br