person Hélder Lima Gusso
schoolUniversidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Psicologia – Florianópolis (SC), Brasil. E-mail: helder.gusso@ufsc.brUniversidade Federal de Santa CatarinaBrasilFlorianópolis, SC, BrasilUniversidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Psicologia – Florianópolis (SC), Brasil. E-mail: helder.gusso@ufsc.br
Hélder Lima Gusso é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em psicologia pela UFSC.Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos” e coordenador da plataforma OPERANDA de educação científica da UFSC.
person Aline Battisti Archer
schoolUniversidade Federal de Santa Catarina – Núcleo de Análise de Comportamento – Florianópolis (SC), Brasil. E-mail: alinearcherr@gmail.comUniversidade Federal de Santa CatarinaBrasilFlorianópolis, SC, BrasilUniversidade Federal de Santa Catarina – Núcleo de Análise de Comportamento – Florianópolis (SC), Brasil. E-mail: alinearcherr@gmail.com
Aline Battisti Archer é pesquisadora associada do Núcleo de Análise do Comportamento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Psicologia pela UFSC. Tem atuado com pesquisa e intervenção nas áreas de gestão de desempenho profissional, formação profissional e descrição de processos. Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
person Fernanda Bordignon Luiz
schoolUniversidade de São Paulo – Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental – São Paulo (SP), Brasil.. E-mail: febluiz@gmail.comUniversidade de São PauloBrasilSão Paulo, SP, BrasilUniversidade de São Paulo – Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental – São Paulo (SP), Brasil.. E-mail: febluiz@gmail.com
Fernanda Bordignon Luiz é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de doutorado do CNPq. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
person Fernanda Torres Sahão
schoolUniversidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-graduação em Análise de Comportamento – Londrina (PR), Brasil. E-mail: ftsahao@gmail.comUniversidade Estadual de LondrinaBrasilLondrina, PR, BrasilUniversidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-graduação em Análise de Comportamento – Londrina (PR), Brasil. E-mail: ftsahao@gmail.com
Fernanda Torres Sahão é doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
person Gabriel Gomes de Luca
schoolUniversidade Federal do Paraná – Departamento de Psicologia – Curitiba (PR), Brasil. E-mail: gabrieldeluca.ufpr@gmail.comUniversidade Federal do ParanáBrasilCuritiba, PR, BrasilUniversidade Federal do Paraná – Departamento de Psicologia – Curitiba (PR), Brasil. E-mail: gabrieldeluca.ufpr@gmail.com
Gabriel Gomes de Luca é professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro dos grupos de pesquisa “Análise do Comportamento e Behaviorismo Radical (UFPR)” e “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
person Marcelo Henrique Oliveira Henklain
schoolUniversidade Federal de Roraima – Curso de Psicologia – Boa Vista (RR), Brasil. E-mail: marcelo.henklain@ufrr.br.Universidade Federal de RoraimaBrasilBoa Vista, RR, BrasilUniversidade Federal de Roraima – Curso de Psicologia – Boa Vista (RR), Brasil. E-mail: marcelo.henklain@ufrr.br.
Marcelo Henrique Oliveira Henklain é colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e colaborador externo do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Psicólogo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
person Mariana Gomide Panosso
schoolUniversidade Federal de São Carlos – Grupo de pesquisa Impacto da Violência sobre o Desenvolvimento Humano: Prevenção e Intervenção – São Carlos (SP), Brasil. E-mail: mariana_panosso@hotmail.comUniversidade Federal de São CarlosBrasilSão Carlos, SP, BrasilUniversidade Federal de São Carlos – Grupo de pesquisa Impacto da Violência sobre o Desenvolvimento Humano: Prevenção e Intervenção – São Carlos (SP), Brasil. E-mail: mariana_panosso@hotmail.com
Mariana Gomide Panosso é pesquisadora associada aos grupos de pesquisa “Impacto da Violência sobre o Desenvolvimento Humano: Prevenção e Intervenção”, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCar.
person Nádia Kienen
schoolUniversidade Estadual de Londrina – Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento – Londrina (PR), Brasil. E-mail: nadiakienen@uel.br.Universidade Estadual de LondrinaBrasilLondrina, PR, BrasilUniversidade Estadual de Londrina – Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento – Londrina (PR), Brasil. E-mail: nadiakienen@uel.br.
Nádia Kienen é professora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Psicóloga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutora pela University of Alabama at Birmingham (EUA). Líder do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
person Otávio Beltramello
schoolUniversidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento – Londrina (PR), Brasil. E-mail: otaviobeltra@hotmail.comUniversidade Estadual de LondrinaBrasilLondrina, PR, BrasilUniversidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento – Londrina (PR), Brasil. E-mail: otaviobeltra@hotmail.com
Otávio Beltramello é pesquisador associado do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
person Valquiria Maria Gonçalves
schoolUniversidade Estadual de Londrina – Departamento de Educação – Londrina (PR), Brasil. E-mail: valk.mg@gmail.comUniversidade Estadual de LondrinaBrasilLondrina, PR, BrasilUniversidade Estadual de Londrina – Departamento de Educação – Londrina (PR), Brasil. E-mail: valk.mg@gmail.com
Valquiria Maria Gonçalves é professora colaboradora do Departamento de Educação e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento da UEL. Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
Hélder Lima Gusso é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em psicologia pela UFSC.Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos” e coordenador da plataforma OPERANDA de educação científica da UFSC.
Aline Battisti Archer é pesquisadora associada do Núcleo de Análise do Comportamento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Psicologia pela UFSC. Tem atuado com pesquisa e intervenção nas áreas de gestão de desempenho profissional, formação profissional e descrição de processos. Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
Fernanda Bordignon Luiz é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de doutorado do CNPq. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
Fernanda Torres Sahão é doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
Gabriel Gomes de Luca é professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro dos grupos de pesquisa “Análise do Comportamento e Behaviorismo Radical (UFPR)” e “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
Marcelo Henrique Oliveira Henklain é colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e colaborador externo do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Psicólogo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
Mariana Gomide Panosso é pesquisadora associada aos grupos de pesquisa “Impacto da Violência sobre o Desenvolvimento Humano: Prevenção e Intervenção”, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCar.
Nádia Kienen é professora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Psicóloga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutora pela University of Alabama at Birmingham (EUA). Líder do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
Otávio Beltramello é pesquisador associado do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Valquiria Maria Gonçalves é professora colaboradora do Departamento de Educação e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento da UEL. Membro do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos”.
groupsContribuição dos Autores
Administração do projeto: Gusso, H. L.; Concepção e Projeto: Gusso, H. L.; Luca, G. G.; Henklain, M. H. O.; Kienen, N.; Problematização, Conceitualização e Revisão de Literatura: Archer, A. B.; Luiz, F. B.; Sahão, F. T.; Panosso, M. G.; Beltramello, O.; Gonçalves, V. M.; Escrita – Primeira Redação: Gusso, H. L.; Archer, A. B.; Luiz, F. B.; Sahão, F. T.; Luca, G. G.; Henklain, M. H. O.; Panosso, M. G.; Kienen, N.; Beltramello, O.; Gonçalves, V. M.; Escrita – Revisão e Edição do Texto: Gusso, H. L.; Archer, A. B.; Luiz, F. B.; Luca, G. G.; Kienen, N.; Revisão Crítica do Conteúdo Intelectual: Gusso, H. L.; Luca, G. G.; Henklain, M. H. O.; Kienen, N.; Aprovação da Versão Final a ser Publicada: Gusso, H. L.; Archer, A. B.; Luiz, F. B.; Sahão, F. T.; Luca, G. G.; Henklain, M. H. O.; Panosso, M. G.; Kienen, N.; Beltramello, O.; Gonçalves, V. M.