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ENSINO SUPERIOR E EMPREGABILIDADE: PERCEÇÕES DE ESTUDANTES E GRADUADOS, EMPREGADORES E ACADÊMICOS* * Este artigo é resultado do projeto de pesquisa EMPLOY, 2014-1-UK01-KA203-001842-T, “Enhancing the employability of non-traditional students in Higher Education”, financiado pelo programa Erasmus+.

Higher education and employability: perceptions of students and graduates, employers and academic staff

Enseñanza superior y empleabilidad: percepciones de estudiantes y graduados, empleadores y académicos

RESUMO:

Neste artigo pretendemos refletir criticamente sobre os significados da empregabilidade e o papel que o ensino superior (ES) poderá ter na sua promoção. Analisamos dados de um projeto europeu considerando as perceções de estudantes e graduados, empregadores e acadêmicos. Os resultados mostram que estudantes, graduados e empregadores internalizaram uma visão dominante de empregabilidade (contrariamente aos acadêmicos) que implica considerar o ES como responsável pela empregabilidade. Indicam, também, que para os acadêmicos é crucial a ideia de que as instituições de ES não devem estar ao serviço do mercado de trabalho, mas sim das sociedades. Os grupos inquiridos estão de acordo em que apoiar os estudantes na transição para o emprego é um objetivo instrumental importante.

Palavras-chave:
Ensino superior; Empregabilidade; Graduados; Empregadores; Comunidade acadêmica

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