Acessibilidade / Reportar erro

“NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA

“FED WITH A SILVER SPOON”: CHILDREN’S BEDROOM AS A SOCIALIZING INSTANCE

“NACER EN UNA CUNA DE ORO”: LA HABITACIÓN INFANTIL COMO INSTANCIA DE SOCIALIZACIÓN

RESUMO

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em quartos infantis de domicílios socioeconomicamente favorecidos. Diante da crescente importância desse cômodo, fenômeno que vem sendo chamado “cultura do quarto”, a pesquisa analisou a materialidade e os sentidos conferidos por pais e crianças a esse espaço. Os procedimentos de investigação consistiram em entrevistas com os pais e produção de vídeos nos quais crianças entre 3 e 11 anos apresentavam seus quartos. Como resultado, foram encontrados: i) traços decorativos que apontam para o ideal educativo da autonomia e para uma socialização genderizada; ii) objetos que servem de suporte à rememoração de gerações anteriores; iii) decorações representativas de um ethos cosmopolita; e iv) móveis que conferem ao quarto feições de anexo da escola.

Palavras-clave
Socialização da criança; Arquitetura; Classe média e elite

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br