Acessibilidade / Reportar erro

SUCESSO NO CAMPO ESCOLAR: CONDICIONANTES PARA ENTRADA NA UNIVERSIDADE NO BRASIL* * Este projeto é o resultado parcial e adaptado da pesquisa de mestrado Sucesso no Campo Escolar de Estudantes Oriundos de Classes Populares: Estrutura e Trajetórias, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Success in the educational field: conditions for entry into the university in Brazil

Éxito en el campo escolar: condicionantes para entrada en la universidad en Brasil

RESUMO:

Acessar o ensino superior no Brasil pode ser visto como um relativo sucesso escolar, pois apenas 14% dos jovens o frequentavam em 2009. O objetivo desse artigo foi mapear as condições necessárias a esse sucesso. A metodologia foi quantitativa, baseada nos dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009/Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2010, de forma a buscar os condicionantes do acesso ao ensino superior. O referencial teórico baseou-se no estruturalismo genético e seus desdobramentos na Nova Sociologia da Educação. Os resultados indicam que, apesar de o capital cultural ser importante, como mostra a influência dos indicadores que o operacionalizam (escolaridade dos pais, hábitos de leitura etc.), o capital econômico é determinante sobre as chances de sucesso. Cursos que exigem nota maior para o ingresso filtram candidatos advindos das classes superiores.

Palavras-chave:
Sucesso escolar; Reprodução escolar; Exame Nacional do Ensino Médio; Ensino superior

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br