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A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal

The professors′ training in the context of transnationalization of education: reflections from the implementation of the Bologna Process in Spain and Portugal

La formation des formateurs dans le contexte de la transnationalisation de l′éducation: réflexions de la mise en Œuvre du Processus de Bologne en Espagne et au Portugal

Nos últimos anos, intensas transformações estão ocorrendo no âmbito das universidades europeias e se observa a intensificação da preocupação com a formação dos professores universitários. Estes são vistos como agentes centrais da mudança, mediante a reconfiguração do papel da docência na educação superior. Através do estudo de dois casos específicos em Espanha e Portugal, constata-se que o caráter transnacional da reforma vigente repercute fortemente no trabalho e formação dos docentes, por meio das adequações legais, da criação de mecanismos de controle e da visão de formação como estratégia de adaptação. Finalmente, propomos como perspectiva investigativa a análise das relações entre a reforma europeia e os recentes movimentos de integração dos sistemas educativos na América Latina.

Processo de Bolonha; Formação de formadores; Transnacionalização da educação


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