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O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO* * Este artigo foi desenvolvido por meio do projeto de pesquisa intitulado As ações do Estado brasileiro na educação básica: uma análise a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

The context of the consolidation of large-scale evaluations in the Brazilian scenario

El contexto de la consolidación de las evaluaciones en larga escala en el escenario brasileño

RESUMO:

Neste artigo, tem-se como objetivo examinar como as avaliações em larga escala têm se consolidado no Brasil conforme o cenário global. Defende-se que, apesar de haver repercussões nacionais dos organismos internacionais de fomento de políticas educacionais rumo às avaliações padronizadas, elas precisam ser entendidas sob a perspectiva das rearticulações locais e da consolidação da hegemonia no Brasil. Para tanto, faz-se uso, centralmente, dos conceitos de hegemonia e articulação com base nos estudos de Stuart Hall e de Michael Apple. A metodologia da pesquisa inclui a realização de entrevistas realistas com importantes formuladores de políticas do cenário brasileiro e análise de documentos oficiais significativos. Conclui-se que o processo que levou à consolidação das avaliações em larga escala no Brasil tem dois elementos centrais. O primeiro é a proliferação de discursos hegemônicos e de práticas concretas, no âmbito global, que afirmam a importância das avaliações de larga escala. O segundo refere-se a uma articulação que compreende, no que compete às avaliações, uma demanda internacional que é colocada lado a lado às particularidades do Brasil, o que culmina na consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e das avaliações em larga escala como práticas do contexto brasileiro.

Palavras-chave:
Avaliações em larga escala; Estado brasileiro; Políticas educacionais; Hegemonia; Articulação

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