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MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL

IGNORANT MASTERS AND EXPLICATOR TEACHERS IN TIMES OF PANDEMIC AND DIGITAL CULTURE

MAESTROS IGNORANTES Y TUTORES EXPLICADORES EN TIEMPOS DE PANDEMIA Y CULTURA DIGITAL

RESUMO

Este artigo versa sobre a relação entre a obra de Rancière e os escritos de Jacotot, sobre os quais a primeira se debruça. Para Jacotot, observa-se que o ato de educar deve ser revestido pelo pressuposto da igualdade, o que constitui antes um postulado político do que uma orientação de caráter pedagógico. O educador inscreve-se em um programa de ação voltado para a criação de cenas de igualdade, mediante uma perspectiva educacional passível de ser fundada em um princípio universalizável. Procurar-se-á cotejar esse debate, não apenas com a literatura pedagógica contemporânea, mas também com a maneira pela qual os próprios contemporâneos interpretaram a experiência de Jacotot.

Palavras-chave
Jacotot; Rancière; Ensino universal; Escola pública; Filosofia da educação

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