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Incidência da idade de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação e a utilização da internet na aprendizagem em ciências

RESUMO:

O artigo apresenta os resultados de uma investigação acerca da incidência da idade de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e da utilização precoce da Internet nas aprendizagens de ciências por parte de jovens de 15 anos da América Latina e do Caribe. As informações foram obtidas por meio da base de dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2015 e de um método descritivo de variáveis e de modelos de regressão logística. Os resultados evidenciaram que quem utilizou o computador antes dos 6 anos teve melhores resultados que aqueles que começaram a usá-lo com mais idade. Constatou-se também que existe um efeito positivo e significativo entre a utilização intensiva das TICs fora das instituições educativas e a aprendizagem de competências científicas.

Palavras-chave:
Competências científicas; América Latina; Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes 2015; Uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação

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