Acessibilidade / Reportar erro

ENTRE A SOCIOLOGIA DA SOCIALIZAÇÃO E A SOCIOLOGIA PRAGMÁTICA: DESAFIOS PARA PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES

BETWEEN SOCIALIZATION SOCIOLOGY AND PRAGMATIC SOCIOLOGY: CHALLENGES TO THINK TEACHING PRACTICES

ENTRE LA SOCIOLOGÍA DE LA SOCIALIZACIÓN Y LA SOCIOLOGÍA PRAGMÁTICA: DESAFÍOS PARA PENSAR LAS PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA

RESUMO

O objetivo deste artigo é tecer uma reflexão teórica a partir do questionamento de como a sociologia da socialização e a sociologia pragmática contribuem para os estudos em sociologia da educação, sendo raras as pesquisas que buscam associar estas duas correntes teóricas. Parte-se do pressuposto que, por mais que haja diferenças e similitudes, as duas teorias são complementares e ajudam a compreender sociologicamente a prática humana e, especificamente, a prática docente. Para averiguar esta hipótese, utiliza-se a literatura franco-luso-brasileira. Conclui-se que as duas correntes sociológicas juntas oferecem instrumentos teóricos e metodológicos para a realização de estudos em sociologia da educação que se preocupam com a complexidade do agir, constitutiva da docência.

Palavras-chave
Sociologia da socialização; Sociologia pragmática; Prática docenteil; Sociologia da educação

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br