Acessibilidade / Reportar erro

ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS* * Este artigo é fruto de pesquisas que vimos realizando há mais de uma década sobre Arquitetura, Urbanismo e Educação, sempre com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

Tecnical offices of brasilian universities

Des bureaux techniques des universites bresiliennes

RESUMO:

Quando, a partir dos anos 1960, o território das universidades brasileiras passou a ter o câmpus por modelo, foi preciso criar escritórios técnicos responsáveis por sua construção. Neste artigo, pretendemos mostrar a atuação de equipes técnicas no projeto e na construção do câmpus. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve inúmeros profissionais de variada formação, técnicos e acadêmicos, várias instâncias de decisão e de autorização. Escolhemos, como exemplo, o Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Utilizamos como fonte, além dos conhecimentos adquiridos em mais de uma década com pesquisas neste tema, uma bibliografia geral e uma específica.

Palavras-chave:
Câmpus universitário; Escritórios técnicos; Espaço construído

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br