Acessibilidade / Reportar erro

VULNERABILIDADE NAS ESCOLAS PARTICULARES SUBSIDIADAS CHILENAS: DESAFIOS DE ENSINO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

Este artigo revisa o alcance que condições de vulnerabilidade do aluno e a influência do trabalho docente em seu desempenho acadêmico têm para o diretor da escola. Corresponde a um estudo exploratório, baseado em entrevistas com executivos de escolas subsidiadas por particulares com alunos nessa condição. A análise possibilita demonstrar o pensamento diretivo e a dinâmica do ensino, identificando nós críticos que, se atendidos, teriam um impacto positivo na organização do ensino nesse contexto. Com base nos antecedentes, são realizadas propostas no nível de políticas públicas que tendam a orientar e desenvolver a liderança e a gestão pedagógica nesse âmbito.

Palavras-chave
Vulnerabilidade; Educação privada subsidiada; Desempenho docente; Chile

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br