Acessibilidade / Reportar erro

NATUREZA DO CONHECIMENTO E CURRÍCULO PODEROSO NO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DO CASO DE MOÇAMBIQUE * * O artigo baseia-se no estudo feito no âmbito do projecto de pesquisa intitulado “Inovações académicas e pedagógicas na formação de professores da educação agrária em Moçambique”, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional do Ministério da Educação de Moçambique à Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane. O artigo foi redigido na Suíça, no âmbito de uma bolsa pós-doutoral denominada “Swiss Government Excellence Scholarship for Foreign Students”, financiada ao autor pelo Governo da Confederação Suíça.

Nature of powerful knowledge and curriculum in technical, professional and vocational training: a sociological analysis based on the Mozambican case

La nature de la connaissance et le curriculum puissant dans l’enseignement technique et professionnel : une analyse sociologique à partir du cas du Mozambique

RESUMO:

O presente artigo examina a natureza do conhecimento poderoso e os processos epistémicos e sociais subjacentes ao currículo do ensino técnico-profissional (ETP). Teoricamente, o artigo revisita criticamente o conceito de conhecimento poderoso enraizado no realismo social, e baseia-se na teoria de diferenciação curricular de Shay. Empiricamente, o artigo baseia-se na reforma do ETP em Moçambique e procede à reinterpretação das anteriores análises sociológicas da reforma. O artigo conclui que, no ETP, o currículo poderoso pode resultar da combinação de várias formas de conhecimento, nomeadamente teórico, prático, profissional e genérico; o currículo do ETP resulta da recontextualização dessas formas de conhecimento, por meio de processos de regulação social.

Palavras-chave:
Ensino técnico-profissional; Realismo social; Conhecimento poderoso; Teoria de diferenciação curricular; Processos epistémicos e sociais

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br