Acessibilidade / Reportar erro

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: ATUAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RS

PUBLIC-PRIVATE PARTERNSHIPS: PERFORMANCE OF THE AYRTON SENNA INSTITUTE IN THE PUBLIC EDUCATION OF THE BRAZILIAN RS STATE

ALIANZAS PÚBLICO-PRIVADAS: DESEMPEÑO DEL INSTITUTO AYRTON SENNA EN LA EDUCACIÓN PÚBLICA DEL ESTADO DE RS EN BRASIL

RESUMO

Neste trabalho, investiga-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes municipais e estadual do estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa subsidiou-se no viés da sociologia crítica, especificamente da metodologia de etnografia de rede, de Stephen Ball, a fim de analisar o contexto de influência, envolvendo as políticas educacionais por meio do uso de novas fontes de dados virtuais. Situam-se as parcerias público-privadas (PPP) como novos mecanismos de privatização, no contexto da globalização, das redefinições do Estado e dos movimentos de Nova Gestão Pública (NGP) e governança. A pesquisa sobre o IAS revelou sua forte atuação e rede de influência política com programas de alfabetização e gestão da educação, e desdobramentos importantes nas concepções e práticas educacionais.

Palavras-clave
Educação pública; Parceria público-privada; Instituto Ayrton Senna

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br