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A FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRIVADA NAS PÁGINAS DE REVISTA: DISCURSOS PUBLICITÁRIOS SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA* * Artigo decorrente da tese de Doutorado A educação como bem de consumo: discursos publicitários sobre a universidade e a juventude no Brasil (MOCARZEL, 2016), defendida no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

The financing of private education on the magazine pages: advertising speeches on the Brazilian university

La financiarización de la educación privada en las páginas de revista: discursos publicitarios sobre la universidad brasileña

RESUMO:

Neste artigo, partimos da premissa de que a educação superior privada brasileira passou por importantes transformações, convertendo-se em objeto de consumo e, posteriormente, em ativo financeiro. Sob o viés semiótico da publicidade de instituições de educação superior, fazendo uso da análise de discurso como método de pesquisa, buscamos mostrar que essa premissa é comprovada pelos anúncios das instituições privadas. Como conclusões, observamos a bancarização da publicidade, com produtos finais à venda que não são aulas ou diplomas, mas que contribuem para a oligopolização do setor educacional, por meio do fenômeno das fusões e aquisições, retratado e reforçado nos anúncios.

Palavras-chave:
Educação superior; Análise de discurso; Financeirização; Publicidade

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