Acessibilidade / Reportar erro

Pedagogia na era da responsabilidade: análise do portfólio de ensino no Chile

RESUMO:

O Chile realizou uma série de reformas educacionais com ênfase na eficiência e na prestação de contas O objetivo deste trabalho foi analisar que tipo de pedagogia emerge do instrumento de gestão denominado portfólio de ensino. A análise temática foi realizada seguindo a perspectiva da psicologia discursiva. Os resultados mostram que desse instrumento emerge uma pedagogia que: 1) é de responsabilidade individual do professor; 2) se constitui como técnica metodológica; 3) revela uma interação unidirecional na sala de aula; 4) surge uma pedagogia colaborativa, entendida como instâncias de diálogo entre professores, em relação ao seu trabalho em sala de aula. Os resultados são discutidos considerando outras alternativas na compreensão da pedagogia.

Palavras-chave:
Nova gestão pública; Educação; Instrumentos de gestão; Performance; Trabalho de ensino

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br