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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC: DISCURSO INCLUSIVO X DISCURSO MÉDICO * * Esse artigo é um dos resultados do projeto de pesquisa “A Representação Cultural da Deficiência nos Discursos Midiáticos do Portal do Professor do MEC”, desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Training of teachers for especial needs education in the Brazilian Ministry of Education Teacher’s Web Portal: inclusive speech × medical speech

La formation de professeurs pour l’éducation inclusive dans le portail du professeur du Ministère de L’éducation Brésilien (MEC) : le discours inclusif × le discours médical

RESUMO:

Este artigo analisa as relações de poder-saber produtoras da deficiência nos discursos midiáticos do Portal do Professor do MEC. A partir da perspectiva foucaultiana de análise arqueológica do discurso, constatamos que a produção discursiva sobre a deficiência é realizada de modo híbrido, pois, ao mesmo tempo em que se fundamenta em um discurso inclusivo, que afirma o direito de ser diferente, ataca essa individualidade, fazendo aparecer um sujeito universal, reduzido nas conceitualizações médicas da deficiência. O Portal, ao prescrever práticas pedagógicas que cumpram as metas educacionais propostas pelo Estado brasileiro, pode produzir um efeito contrário, pois muito do que é proposto está atrelado a uma concepção de educação patologizante, o que contraria os pressupostos da inclusão.

Palavras-chave:
Educação inclusiva; Formação de professores; Portal do Professor do Ministério da Educação

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