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RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NO CONTEXTO DE NEOCONSERVADORISMO NO BRASIL

PUBLIC-PRIVATE RELATIONSHIP IN THE CONTEXT OF THE NEOCONSERVETISM IN BRAZIL

RELACIÓN PÚBLICO-PRIVADA EN EL CONTEXTO DEL NEOCONSERVADURISMO EN BRASIL

RESUMO

O artigo traz elementos para o debate de como as particularidades do neoliberalismo (pós-crise de 2008) e suas relações com o neoconservadorismo redefinem as fronteiras entre o público e o privado, além de se materializarem nas políticas de educação básica no Brasil. Os processos de privatização do público podem ocorrer via execução e direção, nas quais o setor privado atua diretamente na oferta da educação, ou quando a atuação do privado ocorre na direção das políticas públicas ou das escolas, sendo que a propriedade permanece pública, mas o privado define seu conteúdo, com grandes implicações para a construção de uma sociedade democrática, pelo importante papel da educação nesse processo.

Palavras-clave
Relações público-privado em educação; Neoconservadorismo; Democratização da educação

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