Acessibilidade / Reportar erro

DIMENSIONAMENTO DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL (2011–2017)

DIMENSIONING RELIGIOUS EDUCATION IN PUBLIC ELEMENTARY SCHOOLS (2011-2017)

DIMENSIONAMIENTO DE LA EDUCACIÓN RELIGIOSA EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL (2011-2017)

RESUMO

Este texto analisa os dados gerados pelas respostas dos diretores das escolas públicas de ensino fundamental à Prova Brasil, aplicada a cada dois anos, em todo o país, incluindo questões sobre o ensino religioso. Os resultados encontrados para o período 2011–2017 mostraram que, em média, 69% dessas escolas ofereciam essa disciplina, 54% destas o faziam obrigatoriamente e 77% não dispunham de atividades alternativas para os não optantes. Em complementação, o texto apresenta uma comparação entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo relativamente às mesmas questões. O artigo finaliza-se com comentários sobre o caráter dessa disciplina nas escolas públicas, com base nos dados analisados e em informações correlatas.

Palavras-chave:
Educação brasileira; Ensino fundamental; Ensino religioso; Escola laica

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br