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PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM 24 PAÍSES AFRICANOS: TENDÊNCIAS, PONTOS COMUNS E ATÍPICOS

PRIVATIZATION OF EDUCATION IN 24 AFRICAN STATES: TRENDS, COMMON POINTS, AND OUTLIERS

PRIVATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN EN 24 PAÍSES AFRICANOS: TENDENCIAS, PUNTOS COMUNES Y ATÍPICOS

RESUMO

O artigo busca focar nas principais tendências no âmbito da privatização da educação em 24 países africanos considerados frágeis pela Parceria Global para a Educação, comparando as diferenças e os pontos em comum. Com esse objetivo, recorre-se a um corpus documental para a realização de análise de conteúdo dos dados invocados, de modo a evidenciar o conteúdo manifesto. A análise realizada permite inferir que predomina, nos diferentes países, a perspectiva da privatização da educação planejada em detrimento da de facto, e constatar que, quando os documentos mencionam a gestão privada, referem-se, principalmente, à comunidade/aos pais. Concluiu-se que predomina a perspectiva de que as decisões são baseadas em evidências científicas, existindo, contudo, cinco países considerados atípicos.

Palavras-chave
Privatização da educação; Sul Global; África; Parceria Global para a Educação

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