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ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: PERFIS E TENDÊNCIAS EM MARCOS LEGAIS NORDESTINOS

SOCIAL ORGANIZATIONS AND EDUCATION: PROFILES AND TRENDS IN NORTHEASTERN LEGAL MARKS

ORGANIZACIONES SOCIALES Y EDUCACIÓN: PERFILES Y TENDENCIAS EN MARCOS LEGALES NORDESTINOS

RESUMO

Apresentam-se resultados da pesquisa que investigou os marcos legais de Organizações Sociais (OS) na educação básica em estados nordestinos. A partir da revisão de literatura, foram construídas três categorias que permitiram enquadrar analiticamente o debate sobre OS na educação: 1) possibilidade de oferta; 2) gratuidade; 3) cessão de servidor público. O estudo permite afirmar que: 1) a possibilidade de oferta de educação está positivada em todas as leis estaduais do nordeste; 2) à exceção de Pernambuco, todos os textos silenciam sobre a gratuidade da educação, se ofertada por OS; 3) os entes analisados, exceto Ceará, preveem a possibilidade de cessão de servidor. Por fim, foram encontradas leis que normatizam transferência de encargos previdenciários de servidores a OS via orçamento.

Palavras-chave
Política educacional; Organizações sociais; Privatização da educação; Legislação estadual

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