Acessibilidade / Reportar erro

CONSUMO DE SERIADOS ENTRE JOVENS ESTUDANTES: NARRATIVAS E INDÍCIOS À INDIVIDUAÇÃO* * Artigo resultante da pesquisa “Tempos versados: éticas e capitais nas narrativas da alegria”, coordenado pelo autor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES). Código de Financiamento 001.

CONSUMO DE SERIES ENTRE JÓVENES ESTUDIANTES: NARRATIVAS E INDICIOS A LA INDIVIDUACIÓN

RESUMO

Buscamos discutir a relação entre processos de individuação e consumo cultural em plataformas de streaming por jovens estudantes de diferentes níveis de ensino, em estabelecimentos públicos sediados em periferias de Porto Alegre (RS). Contribuições de Danilo Martuccelli e Martín-Barbero são as referências centrais do estudo que, em campo, desenvolvemos com base na aplicação de questionários, grupos de discussão e entrevistas semiestruturadas. Constatada a elevação do consumo de seriados associada à ampliação da escolarização, identificamos que as preferências graduam elementos narrativos melodramáticos e configurações reflexivo-identitárias, infletindo para individuações sociais construídas entre certa inconsistência contextual e a figuração de singularizações.

Palavras-chave
Juventudes; Narrativas; Seriados; Escola; Individuação

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br