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Educação & Sociedade, Volume: 20, Número: 69, Publicado: 1999
  • Mas que razão? Editorial

    Goergen, Pedro
  • O que é pesquisar - entre Deleuze-Guattari e o candomblé, pensando mito, ciência, arte e culturas de resistência Artigos

    Gauthier, Jacques

    Resumo em Português:

    A ciência atual é uma ciência do evento e do acontecimento. Explorando, após Deleuze, a diferença entre evento e acontecimento na filosofia estóica, o autor caracteriza vários modos de "fazer ciência": a dupla captura, referida, numa visão transcultural, à divindade Ogum do candomblé; a maturação escura, referida à divindade Ossãe etc. Daí são discutidos, com base em Spinoza, a questão do local e do universal na construção do conhecimento, e com base em Michel Serres, o problema da articulação entre mito e ciência. A pesquisa de Graziela Rodrigues, "Bailarino-pesquisador-intérprete: Processo de formação", é tomada como exemplo de abordagem inovadora, transcultural e sociopoética. Uma pergunta conclui este artigo: será que a descolonização dos espíritos (e dos corpos) passa pela criação de uma episteme transcultural?

    Resumo em Inglês:

    Actual science is a science of events and occurrences. After Deleuze, studying the difference between event and occurrence in the stoician philosophy, the author characterises several ways to "make science": the double capture which is, in a transcultural vision, related to the god Ogum in the candomblé; the dark maturation, related to the goddess Ossãe etc. After Spinoza, the question of the local and the universal in the construction of knowledges is examined; after Michel Serres, the problem of articulation between myth and science. Graziela Rodrigues' research, `Bailarino-pesquisador-intérprete: Processo de formação' is an example of an innovated, transcultural and social poetic approach. There's a question left to conclude this article: does the end of colonisation of spirits (and bodies) pass though the creation of a transcultural episteme?
  • As artes e o desenvolvimento cultural do ser humano Artigos

    Japiassu, Ricardo Ottoni Vaz

    Resumo em Português:

    O artigo situa historicamente a produção e a publicação do estudo vigotskiano sobre a psicologia das artes. Identifica nele as origens do pensamento psicológico de L.S. Vygotsky sobre o qual se estrutura a elaboração da teoria histórico-cultural do funcionamento mental superior. Expõe a teoria da reação estética e o conceito de catarsis vigotskianos.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the historical and social context in which Vygotsky wrote his "Psychology of Art". It's recognized in such work the origins of vigotskian thought over which the Cultural-Historical Theory of high mental functions has been constructed. It exposes his `Esthetic Reaction Theory and Catarsis' concept.
  • A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil Artigos

    Faria, Ana Lúcia Goulart de

    Resumo em Português:

    Os Parques Infantis do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo durante os seus três primeiros anos de funcionamento (1935-1938) na gestão de Mário de Andrade integravam projeto governamental de educação não-escolar para as crianças pequenas de família operária, por meio do qual lhes foi garantido o direito à infância. A pesquisa sobre o nosso folclore realizada pelo poeta-educador "300-350" e a diversidade étnica brasileira consistiam o principal fundamento dessa experiência educacional na qual as crianças reviviam as tradições populares e, através da arte e dos jogos tradicionais infantis, tinham a possibilidade de ser criança, de viver a especificidade dessa fase da vida. A planta arquitetônica e o regimento interno dos parques estão aqui destacados revelando entre outras características elementos para a construção de uma pedagogia da educação infantil.

    Resumo em Inglês:

    The "Parques infantis" of the Department of Culture of the city of São Paulo in their first three years (1935-1938) during Mário de Andrade term as director were part of a governmental non-schooling educational project for young children from working-class families, through which their right to childhood was assured. The research on our folklore performed by the poet-educator ("300-350") and the brazilian ethnical diversity made up the fundamentals of this educational experience in which children relived popular traditions, had the chance of being children through art and traditional child play, of experiencing the specifics of that age. The architectural plan and the rules and regulations of the "parques infantis" are pointed out here showing, among other characteristics, elements for the construction of a pedagogy of early childhood education.
  • A gestão do Ensino Fundamental pelo governo do estado de São Paulo: uma análise do financiamento e dos indicadores sociais de educação (1980-1993) Artigos

    Fracalanza, Paulo Sérgio

    Resumo em Português:

    Este artigo contribui para a avaliação do Sistema Educacional de Ensino Fundamental gerido pelo governo do estado de São Paulo, por intermédio de sua Secretaria de Educação, no período de 1980 a 1993. Para tanto, foi realizado um estudo empírico do financiamento da educação no estado e agregadas informações de alguns indicadores sociais de educação.Mostra-se que, ao longo do período de análise, o volume de recursos alocado neste nível de ensino não evoluiu positivamente, embora tenha se ampliado significativamente o número de matrículas, bem como, proporcionalmente, a rede física e os recursos humanos. Uma das decorrências desse processo foi a brutal perda do poder aquisitivo do salário dos professores. Além disso, entre outros aspectos, evidencia-se a baixa eficiência do sistema de ensino, com elevadas taxas de repetência, práticas pedagógicas autoritárias, professores desmotivados e deficientes instalações dos estabelecimentos de ensino.

    Resumo em Inglês:

    This work contributes with the evaluation of the public primary education system administered by SEESP, the office that is responsible for public policies on education in the state of São Paulo (Brazil) between the years of 1980 and 1993. In order to do so, an empirical study of the finances of the state of São Paulo was executed and some social indicators of education were added to this analysis. We show that the amount of resources destined to the primary level have not changed in a significant way during this period, although the enrolments have increased, as well as, proportionally, the physical and human resources. As a result of this process the teachers have experienced a huge loss in their purchasing power. On the evidence of high repetition rates, authoritarian pedagogical practices, lack of motivation of the teachers and deficient physical resources, we testify the inefficiency of the educational system.
  • Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios Artigos

    Saviani, Dermeval

    Resumo em Português:

    Partindo do significado das expressões sistema de educação e sistema de ensino, este artigo explicita o tratamento dado pela Constituição e pela LDB ao problema dos sistemas municipais de ensino. Em seguida recupera o percurso histórico dos planos de educação no Brasil para, num terceiro momento, equacionar a questão das relações entre sistemas de ensino e planos de educação no âmbito dos municípios, indicando os passos a serem seguidos para a implantação dos sistemas municipais de ensino assim como para a elaboração dos planos municipais de educação. O texto se encerra com a recuperação sintética da trajetória das concepções de planos de educação, concluindo pela necessidade de se contrapor à racionalidade financeira, que rege os planos de educação no contexto atual, a racionalidade social, isto é, o uso adequado dos recursos de modo a realizar o valor social da educação.

    Resumo em Inglês:

    From the meaning of the expressions "system of education" and "system of teaching", this article shows the treatment given by the Constituition and by the LDB to the problem of the municipal systems of teaching. It also recovers the historical course of the Brazilian education plans and in a 3rd moment, equate the questions of the relations between system of teaching and plans of education in the bound of the towns, indicating the steps to be followed to the establishment of the towns systems of teaching as well as for the elaboration of the town education plans. The text comes to na end recovering the synthetic of the trajectory of the education plans conceptions, concluding by the necessity of opposing to the financing rationality, that rules the education plans in the present context, the social rationality, i. e., the suitable use of the resources in such a way that accomplish the social value of education.
  • Estado, mercado, comunidade e avaliação: esboço para uma rearticulação crítica Debates

    Afonso, Almerindo Janela

    Resumo em Português:

    A centralidade da avaliação no contexto das políticas educativas contemporâneas tem sido objeto de muitos trabalhos sociológicos, embora as marcas da sua recepção entre nós continuem a ser bastante tênues. Nesse sentido, procura-se neste trabalho compreender as mudanças econômicas e políticas em contextos nos quais ocorreu mais cedo o renascimento conservador e neoliberal, para, em seguida, retirar algumas das implicações desses acontecimentos em termos de reformulação das políticas educativas e avaliativas. Como conseqüência, dado que a redefinição do papel do Estado e a revalorização da ideologia do mercado são dois dos vetores essenciais dessas mudanças, é por referência a esses elementos que se procura elucidar o papel da avaliação educacional, contrapondo, ao mesmo tempo, uma outra rearticulação para pensar a avaliação em relação com a comunidade, numa perspectiva menos reguladora e mais emancipatória. Finalmente, tendo esse quadro teórico em mente, enunciam-se sucintamente algumas das especificidades das mudanças na avaliação educacional que ocorreram em Portugal no início dos anos 90.

    Resumo em Inglês:

    The central role of evaluation within the context of contemporary educational policies has been the object of many sociological studies, although the signs of their reception in Portugal are still quite tenuous. The present work seeks an understanting of political and economical changes in contexts where the conservative and neoliberal rebirth took place earlier, in order to draw some of their implications over the renewal of the educational and evaluation studies. Since the redefinition of the role of the State and the recovering of the market ideology are two of the essential dimensions of these changes, the role of educational evaluation will be analysed with reference to them. A further (re)articulation will look at evaluation in relation to the community within an emancipatory, rather than regulatory, perspective. From the adopted theoretical framework a succinct reference will be made to the specific nature of changes in educational evaluation occurring in Portugal in the early 90s.
  • A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil Debates

    Rosar, Maria de Fatima Felix

    Resumo em Português:

    Este artigo resgata o avanço das análises teóricas sobre a influência do "modelo empresarial" no funcionamento do sistema educacional brasileiro, desde os anos da ditadura militar. Ressalta que as experiências práticas de gestão democrática da educação básica realizadas em administrações municipais de caráter democrático-popular necessitam ser avaliadas e expandidas para que se materializem as concepções avançadas de educação desenvolvidas pelos setores progressistas que são assimiladas e ressignificadas pelos grupos hegemônicos que atuam nas três instâncias de poder político e administrativo federal, estadual e municipal. São apresentados exemplos e sugestões de encaminhamento político-pedagógico para acirrar a contradição diante da política impositiva do governo, implementada sob a égide do Banco Mundial, de modo que os setores progressistas no cotidiano do funcionamento das escolas e dos sistemas de ensino resgatem os princípios, as concepções e metodologias que foram diluídos e negados no texto da "LDB oficial" para desenvolver o Plano Nacional de Educação.

    Resumo em Inglês:

    This article demonstrates the advance of theoretical analyses about the influence of the "enterprises's pattern of administration" in the management of brazilian educational system. It points out the necessity to evaluate the practical experiences of democratic administration of the basic education level developed by the municipal administration with a popular and democratic character in order to expand and to materialize these experiences based on the advanced conceptions of education elaborated by progressive educational sectors.The hegemonic groups in the city, state and federal levels of the government used to assimilate these progressive conceptions to redefine them towards their insterests. Some examples are presented and also some suggestions of political and pedagogical procedures to expand opposed tendency among teachers in the schools, against the government politics, realized according the determinations of the World Bank . This progressive sectors of education needs to rescue the principles, conceptions and the methodologies that were ignored by the government in the context of the "Oficial LDB" to develop The National Plan of Education.
  • O dia seguinte: as credenciais da sobrevivência ao ajuste nas empresas Pesquisa No Cedes

    Guimarães, Nadya Araujo; Campos, André Gambier

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo refletir sobre os nexos entre seletividade ocupacional e requerimentos de qualificação numa conjuntura de intensa reestruturação industrial. Para tanto, procura responder duas questões. Primeira: quem tem sobrevivido ao ajuste ocorrido no mercado de trabalho industrial no Brasil dos anos 90? Isto é, que credenciais de qualificação permitiram tal sobrevivência? Segunda: qual o tipo de inserção oferecida aos que lograram permanecer integrados a estas indústrias? Isto é, em que tipo de postos de trabalho sobreviveram tais trabalhadores remanescentes? Para ilustrar a análise, toma-se em consideração um segmento especial - a indústria química - exemplar pelas intensas mudanças que sofreu nos anos 90 e também pela prévia e elevada seletividade de seus critérios de recrutamento. A análise empírica se baseia em estatísticas do Ministério do Trabalho (Rais-Caged).

    Resumo em Inglês:

    The article analyses the relationship between occupational selectivity and skill requirements under conditions of intense industrial restructuring. It is organized in two parts. In the first one, it analyses the profile of employees who survived the severe downsizing process in Brazilian industry during the 90's. In its second part, the article analyses the profile of the remaining job positions. Chemical industry is taken as empirical reference, partly for the intensity of technological, organizational and regulatory changes it exemplifies, and partly for its previous characteristic of high selectivity in terms of age, sex and schooling levels of its working force. Data basis are administrative informations on employment in Brazilian formal sector produced by Ministry of Labor (Rais-Caged)
  • Infância e educação infantil: uma abordagem histórica Resenhas

    Reis, Magali dos
  • O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil Resenhas

    Sinder, Marilene
  • Igreja e educação feminina (1859-1919) - uma face do conservadorismo Resenhas

    Inforsato, Edson do Carmo
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