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Efeitos da permanência na Educação Infantil sobre indicadores de desempenho, habilidades sociais, comportamento e estresse

Resumo

Há evidência de contribuição positiva da Educação Infantil para o desempenho no Ensino Fundamental, mas sobre variáveis sociocomportamentais, os estudos são escassos. Objetivou-se explorar a associação entre tempo de permanência na Educação Infantil (um ou dois anos) e desfechos desenvolvimentais no 3º ano do Ensino Fundamental. Participaram 151 alunos de escolas públicas, avaliados quanto a: desempenho acadêmico, habilidades sociais, comportamento externalizante e sintomas de estresse. A análise dos dados compreendeu comparação de grupos e regressão com controle do nível socioeconômico. Nos resultados, crianças com um ano a mais de permanência na Educação Infantil apresentaram melhor desempenho e menos sintomas de estresse. O tempo na Educação Infantil foi preditor significativo positivo para o desempenho e negativo para o estresse no 3º ano do Ensino Fundamental. Discute-se a qualidade da Educação Infantil oferecida e sua influência sobre as variáveis avaliadas, e ressalta-se a necessidade de replicação sistemática do estudo para averiguar a generalização dos resultados.

Palavras-chave
Desempenho escolar; Distúrbios do comportamento; Educação infantil; Habilidades sociais; Estresse

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