Resumo
A discriminação de minorias sexuais e de gênero é um problema persistente em diversos contextos. Neste artigo buscou-se investigar preconceito contra diversidade sexual e de gênero e crenças sobre educação sexual entre estudantes de cursos de licenciatura de áreas distintas e se há diferenças nas manifestações dessas atitudes e crenças entre ingressantes e concludentes. Participaram deste estudo 580 estudantes universitários e os dados foram coletados através de escalas para medir preconceito sexual e de gênero e crenças sobre educação sexual e de uma ficha de caracterização sociodemográfica. Os resultados mostraram que os índices de preconceito e de crenças variaram por área e foram observadas diferenças nas médias de crenças, mas não nas de preconceito, entre ingressantes e concludentes. Ressalta-se a importância de que haja mais investimentos voltados à conscientização dos estudantes de graduação para que, ao concluírem seus respectivos cursos, apresentem menores níveis desse tipo de preconceito.
Palavras-chave
Identidade de gênero; Preconceito; Educação sexual; Sexualidade