Acessibilidade / Reportar erro

Vídeo em contexto educacional: representação de alunos de mestrado em psicologia escolar

The video in educational setting: representations of students attending School Psychology graduation

Os objetivos foram explorar o conteúdo de representações de pós-graduandos em psicologia escolar sobre o uso do vídeo no ensino-aprendizagem e a complexidade da argumentação apresentada pelos sujeitos, utilizando-se o referencial teórico de Moscovici. 29 sujeitos preencheram um questionário, sendo feitas análises estatística e de conteúdo dos dados. Os principais resultados revelaram que as concepções dos sujeitos basearam-se mais em aspectos ligados à dimensão prática do uso do vídeo (vivência de docência) do que resultantes de uma reflexão teórica sobre o assunto. As vantagens da linguagem audiovisual foram atribuidas ao aumento de motivação e melhoria do clima de aprendizagem; as desvantagens, à falta de capacitação do professor e mau uso do vídeo. Conforme sugerido pela teoria, concluiu-se que a evolução das representações sobre um dado objeto social acontece lentamente; também mostrou-se pertinente o uso do conceito de representação social na exploração desse tema.

análise de conteúdo; situação educacional; linguagem audiovisual; pós-graduandos; questionário; representação social


Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br