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O educador e as situações de violência vividas por seu aluno: modos de tratamento

A violência doméstica é um dilema para educadores, pois as redes de proteção à criança nem sempre contribuem para que a situação seja resolvida quer na escola, quer fora dela. Este estudo analisou 721 diários de campo de psicólogos inseridos em instituições públicas de educação, identificando as ações tomadas pelos educadores diante de situações de violência doméstica vividas pelos estudantes. Adotou-se como metodologia a análise construtiva e interpretativa, extraindo dos diários de campos as categorias investigadas. Os resultados apontaram sete estratégias de enfrentamento: (1) notificação e busca do trabalho em rede; (2) encaminhamento ou compartilhamento com outros profissionais; (3) intervenções focais com a família e a criança; (4) relutância em buscar informações sobre a criança; (5) resistência em conversar com a família; (6) denúncia anônima, e (7) postura assistencialista. Conclui-se que a violência e as formas de lidar com o fenômeno devem ser consideradas sob as dimensões social, política e econômica.

Enfrentamento; Violência doméstica; Psicologia escolar


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