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Perfis de ajustamento psicossocial de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental: uma análise baseada em Clusters

Resumo

Fundamentado na teoria da resiliência, este estudo teve por objetivo analisar diferentes perfis de ajustamento psicossocial de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foram considerados fatores de risco (estressores escolares e discriminação cotidiana), proteção (habilidades sociais, suporte familiar e clima escolar) e indicadores de ajustamento (crenças de autoeficácia geral e acadêmica). Participaram 448 alunos, com idade entre 10 e 17 anos, de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Por meio da análise de clusters, dois perfis foram identificados: resiliente, com valores altos de indicadores de risco com bom ajustamento, e vulnerável, com índices altos de risco e baixo ajustamento. Os resultados indicaram que os fatores de proteção não anulam os fenômenos psicofisiológicos estressantes associados à transição, mas amortizam o impacto do risco, aumentando a capacidade de enfrentamento diante do novo contexto, promovendo a resiliência dos alunos.

Palavras-chave
Adolescente; Fatores de proteção; Fatores de risco

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