Acessibilidade / Reportar erro

Terapia de aceitação e compromisso em grupo para dor crônica: estudo quase-experimental

Resumo

Objetivo

Dor crônica é um problema de saúde prevalente que acarreta prejuízos para qualidade de vida e saúde mental. Este estudo avaliou inflexibilidade psicológica, intensidade da dor, qualidade de vida, sintomas de ansiedade e de depressão, autoeficácia e suporte social em pacientes com dor crônica.

Método

Utilizou delineamento quase-experimental e os seis participantes adultos foram avaliados por meio de instrumentos no pré e pós-intervenção em grupo (oito sessões) com Terapia de Aceitação e Compromisso.

Resultados

Após a intervenção houve redução da inflexibilidade psicológica e da dor, melhora da qualidade de vida, redução dos sintomas de ansiedade e de depressão e aumento da autoeficácia. Houve correlação inversa entre qualidade de vida e sintomas de depressão e entre domínios da qualidade de vida e inflexibilidade psicológica.

Conclusão

Conclui-se que a Terapia de Aceitação e Compromisso é um tratamento promissor a ser integrado no atendimento interdisciplinar da Clínica de dor.

Palavras-chave
Terapia de aceitação e compromisso; Terapia Comportamental; Dor crônica; Psicoterapia de grupo; Psicologia em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br