Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do processo de intervenção com professores para prevenção a problemas de comportamento infantil

Resumo

Objetivo

A prevalência de problemas emocionais e de comportamento chega a 30% em brasileiros em idade escolar. O manejo pelos professores pode reforçar tais dificuldades e, portanto, é fundamental avaliar intervenções para instrumentalizá-los. Objetivou-se apresentar o desenvolvimento e a implementação do Programa Facilitando o conVívio com Alunos em docentes de séries iniciais.

Método

Avaliou-se o processo de duas modalidades desta intervenção: G1, recebeu a intervenção de forma completa, e G2, recebeu a intervenção de forma parcial, priorizando-se a instrução sobre técnicas comportamentais de manejo e apoio socioemocional e excluindo-se o conteúdo do modelo cognitivo.

Resultados

O G1 avaliou melhor a intervenção quanto a importância e utilidade do conteúdo.

Conclusão

O conhecimento do modelo cognitivo por parte do professor é relevante para a modificação de comportamentos perturbadores de alunos em sala de aula.

Palavras-chave
Comportamento infantil; Terapia cognitivo-comportamental; Avaliação de processo; Professores escolares

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br