Acessibilidade / Reportar erro

A escrita de numerais arábicos em crianças com dislexia do desenvolvimento

Resumo

A transcodificação numérica é uma tarefa do processamento numérico básico que demanda habilidades verbais durante a sua execução. O objetivo deste estudo foi investigar a habilidade de transcodificação numérica em crianças com dislexia do desenvolvimento. Participaram deste estudo 23 crianças com desenvolvimento escolar típico e 26 crianças com dislexia do desenvolvimento. Os resultados indicaram que crianças com dislexia apresentam um déficit no processamento fonológico e na transcodificação numérica ao longo de todas as séries escolares investigadas aqui. Uma análise de variância de medidas repetidas indicou que o grupo com dislexia apresentou desempenho abaixo da média na transcodificação numérica. Análises de regressão indicaram que a memória de curto prazo verbal, a supressão de fonemas, o julgamento de rimas e a tarefa de nomeação seriada rápida foram fortes preditores das dificuldades encontradas na transcodificação numérica. Crianças com dislexia apresentam déficits de transcodificação numérica independentemente da idade e nível de escolaridade.

Palavras-chave
Habilidades numéricas básicas; Dislexia; Matemática

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br