Acessibilidade / Reportar erro

O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar

The role of the psychologist in vocational and technological education: Contributions of school psychology

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.

Palavras-chave
Área de atuação profissional; Educação profissionalizante; Psicologia escolar.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br