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Estudo exploratório sobre a atuação dos psicólogos escolares que trabalham com populações especiais em Mato Grosso do Sul

An exploratory study on school psychologist working with special population in Mato Grosso do Sul

Resumos

O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento das características dos psicólogos que trabalham com populações especiais no estado de Mato Grosso do Sul. Foram entrevistados 51 psicólogos de diversas cidades do estado.Verificou-se que os resultados são compatíveis com os obtidos em pesquisas mas genêricas sobre a formação do psicólogo brasileiro.Entre eles, pode-se destacar o predomínio do modelo clínico na atuação profissional.Planejamento,avaliação curricular e treínamento de professores não constam como atividades desenvolvidas pelos profissionais.

Formação Profissional; Psicólogo Escolar; Educação Especial


The objective of this work was to carry out a survey concemed about the characteristics of those psychologists working with special populations in Mato Grosso do Sul State.Interviews with 51 psychologists from several cities of the State were conducted.Findings showed results that are compatible with those obtained in more general researches about the brazilians psychologists academic formation. Among others it can be emphasized the clinical model's prevalence in their professional practice.Designing,curricula evaluation and teachers training are not carried out by these professionals.

Professional Preparation; School Psychologist; SpeciaI Education


ARTIGO

Estudo exploratório sobre a atuação dos psicólogos escolares que trabalham com populações especiais em Mato Grosso do Sul1 1 Este trabalho teve apóio financeiro parcial da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)-Campo Grande em 1993, quando a autora era professora daquela instituição.

An exploratory study on school psychologist working with special population in Mato Grosso do Sul

Carmem E. Flores Mendoza

Doutoranda do IP da USP no programa de Psicologia Escolar-Bolsista CNPq

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Rua Loureiro da Cruz, 35, apto 903 Aclimação CEP 15290-020 São Paulo, SP.

RESUMO

O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento das características dos psicólogos que trabalham com populações especiais no estado de Mato Grosso do Sul. Foram entrevistados 51 psicólogos de diversas cidades do estado.Verificou-se que os resultados são compatíveis com os obtidos em pesquisas mas genêricas sobre a formação do psicólogo brasileiro.Entre eles, pode-se destacar o predomínio do modelo clínico na atuação profissional.Planejamento,avaliação curricular e treínamento de professores não constam como atividades desenvolvidas pelos profissionais.

Palavras-chave: Formação Profissional - Psicólogo Escolar - Educação Especial.

ABSTRACT

The objective of this work was to carry out a survey concemed about the characteristics of those psychologists working with special populations in Mato Grosso do Sul State.Interviews with 51 psychologists from several cities of the State were conducted.Findings showed results that are compatible with those obtained in more general researches about the brazilians psychologists academic formation. Among others it can be emphasized the clinical model's prevalence in their professional practice.Designing,curricula evaluation and teachers training are not carried out by these professionals.

Keywords: Professional Preparation, School Psychologist, SpeciaI Education

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Referências

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Witter, G.P.; Witter, C.; Yukirnitsu, M.T.C.P. e Gonçalves, C.L.C. (1992). Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional no Brasil: perspectivas através de textos. In: Conselho Federal de Psicologia. (ORG.) Psicólogo Brasileiro: construção de novos espaços. Campinas: Átomo. Capítulo 02.

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  • São Paulo, Secretaria de Educação e Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Subsídios relativos à avaliação de crianças e jovens suspeitos de excepcionalidade para fins educacionais. São Paulo, SE/CENP
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  • Wechsler, S.M. (1989). Panorama Nacional da Formação e Atuação do Psicólogo Escolar. Psicologia, Ciência e Profissão, ano 9, n° 3: 26-30.
  • Yezlle, E. G. (1990). A Formação do Psicólogo Escolar no Estado de São Paulo - Subsídios para uma ação necessária. Tese de Doutoramento apresentada à PUC-SP.
  • Endereço para correspondência:
    Rua Loureiro da Cruz, 35, apto 903
    Aclimação
    CEP 15290-020
    São Paulo, SP.
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    Este trabalho teve apóio financeiro parcial da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)-Campo Grande em 1993, quando a autora era professora daquela instituição.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Abr 1997
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